26 de agosto de 2010

A inteligência espiritual: o ponto de Deus no cérebro humano

No início do século XX, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Na década de 90, a descoberta da inteligência emocional (QE) mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções. No novo milênio as descobertas da ciência apontam para a Inteligência Espiritual (QS), responsável pelo significado da existência humana.

Essa tese vem demonstrada por Danah Zohar física e filósofa americana juntamente com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, no livro "A Inteligência Espiritual", (QS = do inglês Spiritual Quocient), no qual demonstram o "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. Danah tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho. Por isso, está surgindo um novo tipo de empresa, que se preocupa sim, com o lucro, mas quer ganhar dinheiro para desenvolver as comunidades em que atua, proteger o meio ambiente, propagar educação e saúde.

O que seria a Inteligência Espiritual? Danah afirma "é a terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tomando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequando senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações".

Danah demonstra que somente agora o mundo corporativo se preocupou com o QS, porque o mundo dos negócios atravessa uma crise de sustentabilidade e a causa dessa crise na vida corporativa provém do fato de que desde o surgimento do capitalismo só quer dinheiro e lucro. Mas dinheiro e lucro para quê e para quem? Trabalha-se para consumir. É uma vida sem sentido, afirma.

Danah mostra, além disso, que "o líder espiritualmente inteligente é uma pessoa responsável por trazer visão e valores. É uma pessoa que inspira as outras, do tipo de Dalai Lama, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e outros". Cita, ao mesmo tempo, várias companhias e empresários que buscam mais sentido em seu trabalho, como a British Petroleum, que adotou um novo slogan, "Além do Petróleo", pois está colocando o grosso de seus fundos de pesquisa no desenvolvimento de tecnologias energéticas alternativas, menos agressivas ao meio ambiente.

Na experiência de Danah, a inteligência espiritual pode ser desenvolvida, propondo para cultivá-la dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Praticam o autoconhecimento profundo; são levadas por valores; têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade; são holísticas; celebram a diversidade; têm independência; perguntam sempre o "por quê?" das coisas; têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo; têm espontaneidade e compaixão.

A tese da Inteligência Espiritual (QS) vem comprovar a tese de que homem é espiritual, queira ou não queira, pois existe em seu coração um mistério que é maior do que ele mesmo e, em seu cérebro, o "Ponto de Deus". Deste modo, o homem jamais deixará de espiritual, jamais deixará de ser religioso, isto é de "religar-se" a algo ou Alguém que o transcende.

Por isso, toda obra educativa marista, na sua proposta de uma educação integral, assume o compromisso de criar condições para que em todos os momentos e lugares e por todos os professores, seja cultivada, em três níveis da dimensão espiritual do aluno. No primeiro nível através da "educação para o transcender" ultrapassando o "o que ensinar" e o "como ensinar, a fim de chegar ao "para que" de cada matéria e atividade. O segundo nível seria através da "educação para a Transcendência" educando a religiosidade e para a religiosidade em vista do Deus de toda e qualquer religião. E, no terceiro nível, promovendo a "educação religiosa cristã" oferecida a todos pelo clima cristão existente no colégio e para os que quiserem, pela catequese, que visa aprofundar e viver os ensinamento de Jesus Cristo, o Deus Transcendente e Imanente, o Deus encarnado e presente entre nós.

Deste modo, toda a obra marista assegura aos seus alunos, além da excelência acadêmica em vista de profissionais competentes, o cultivo da dimensão espiritual para que sejam pessoas seguras e felizes. Pessoas competentes e felizes, eis a solução acertada para o sonho que tanto desejamos: a construção de uma sociedade cada vez mais justa, fraterna e solidária.

* Ir. Panini é Diretor Geral do Colégio Marista Arquidiocesano

*****

Lena Rodriguez
www.cuidebemdevoce.com

25 de agosto de 2010

ANDO DEVEGAR PORQUE JÁ TIVE PRESSA...

Todos meus amigos sabem o quanto gosto de Almir Sater e em especial, esta sua música, a querida amiga Silvana Nunes , tão bem escolada nos “percalços da vida”, que nada mais é do que o caminho para nos lembrarmos de quem Somos realmente, brinda-me com este carinho esta manhã após eu ter passado por uma quarentena de revoluções de memórias, que nada mais desejavam a não ser que fossem aceitas, amadas e libertadas...
Grata Sil, nós duas sabemos que somos nossa maior vitória, sobreviventes de nós mesmos, por isto abraçamos um caminho como ideal de vida, para auxiliar outras partes de nós a descobrir que o poder está em nós mesmos, embora, como disse Marianne Williamson*, temos medo de nosso poder, de toda nossa luz!

Sigo, Tocando em frente e ando devagar porque já tive pressa...
amiga.
Lena

*****


Essa é para as almas privilegiadas, sinceras e sensíveis como você...
Sil.

TOCANDO EM FRENTE

Conta-se que num dia qualquer Almir Sater estava em São Paulo para uma temporada e desceu do seu apartamento para tomar um cafézinho num mercado ali perto.
Chegando ao destino, encontrou Renato Teixeira que o convidou para experimentar uma viola nova que acabara de comprar.
Enquanto tomavam café, Almir dedilhou a viola e soltou...
"Ando devagar”... ao que Renato emendou ..."porque já tive pressa".

Dizem que essa maravilha ficou pronta em 10 minutos.
Um dia alguém perguntou ao Almir como essa música fora feita e ele respondeu...

“Ela já estava pronta...
Deus apenas esperou que eu e o Renato nos encontrássemos para mostrá-la pra gente".

Não sei se isso é lenda ou é verdade...
Tanto faz.

Música e letra são realmente espetaculares...
Uma jóia rara, feita num raro momento de inspiração.
E o comentário do Almir nos leva a pensar...
Somos apenas um “meio”, um instrumento das manifestações de Deus!

Visitem o Blog da Sil, ali está parte de sua linda alma e seu percurso: http://silvananunes.wordpress.com

Marianne Williamson* “Um Retorno ao Amor” – “O Efeito Sombra” – livros maravilhosos.

*****

Recebi esta mensagem de uma outra querida amiga e não pude deixar de acrescentar aqui... e não é que a querida Nazinha encontrou com um anjo!!!

Lena minha linda e amada alma!!!
Vou te contar pq gosto da letra "tocando em frente".
Uns cinco anos atrás voltando do sítio em alta velocidade ouvindo um rock agitado (parecido comigo na época rs... era muito elétrica, fazia várias coisas ao mesmo tempo rs...) encapotei com o carro em uma curva fechada. Atrás de mim vinha outro veículo na mesma velocidade, ele parou o carro dele p me socorrer e me encontrou morrendo de rir sem nenhum arranhão, aí ele me perguntou se tinha bebido, disse q não, q só estava em um momento muito feliz. Ele deu aquele sorriso lindo e disse, espera aí, já volto. Foi pro carro dele voltando com um violão e começou cantar tocando em frente, foi aí q percebi q ele só tinha um braço, perdido em um acidente por causa de pressa p chegar em casa e ir ao encontro de outras aventuras rsrs...
Essa foi a experiência de vida mais rica q já vivi até hoje. Foi o início de uma nova vida, logo depois conheci a nossa querida Elza e o prof. Mizuji e hoje essa música é o tema da minha vida.

Ah sim, hoje e sempre, somos amigos de alma, o nome dele é Gabriel.

... escrevi este texto agora com tanta emoção q nem sei como ficou rs... agora vou ler e enviar p vc do jeito q ficou rs...

Beijo grande amiga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...