31 de julho de 2011

O brilho do Sol de Deus

por Lena Rodriguez

"Sabes por que teu espelho não reflete? Porque a ferrugem não foi retirada de sua face. Fosse ele purificado de toda ferrugem e mácula, refletiria o brilho do Sol de Deus". Rumi


Na rica linhagem da tradição poética persa, Rumi traduziu como poucos a riqueza infinita da experiência do amor e da busca do mistério que envolve e banha a dinâmica do humano, assinala que é necessário "morrer antes de morrer". O morrer antes de morrer deve anteceder à morte física, trata-se da morte do "pequeno eu", com uma bagagem = hóspedes.

A Hospedaria

Ser humano é como ser uma hospedaria
onde todas as manhãs há uma nova chegada.
Uma alegria, uma depressão, uma mesquinharia,
uma percepção momentânea chega,
como visitantes inesperados.

Acolha e distraia a todos!
Mesmo se for uma multidão de tristezas,
que varrem violentamente sua casa
e a esvaziam de toda a mobília,
mesmo assim, honre a todos os seus hóspedes.

Eles podem estar limpando você
para a chegada de um novo deleite.
O pensamento escuro, a vergonha, a malícia,
receba-os sorrindo à porta, e convide-os a entrar.

Seja grato a quem vier,
porque todos foram enviados
como guias do além. Rumi

Um passo importante para esta purificação é assumirmos que não somos esse "eu" que achamos que somos, que este é apenas um deposito de memórias subconscientes, baseadas em crenças, registros e programas. Simplesmente um programa, cumprindo com o que está programado.

Observar no PRESENTE essas memórias é a grande oportunidade que temos de ficar livres de suas cargas negativas, pois elas não são quem você É. Acolha-as, enviando-lhes perdão, amor, gratidão e solte-as...

Esta prática nos auxilia a ir de encontro ao brilho do Sol de Deus. Poderá ser feita de forma especifica com algo que esteja nos tirando a paz em algum momento, não importa o que seja, tudo são somente programas se cumprindo... Baseado em minha própria vivência, é utilizarmos no momento presente, quando SENTIMOS, assim conseguiremos ir ao encontro do "caminho do coração" que os Sufis tinham como rota máxima, calando nossas memórias com a linguagem do AMOR:

ESTOU SENTINDO DIFICULDADE DE ME DESAPEGAR DE MEMÓRIAS SUBCONSCIENTES, DE CRENÇAS, REGISTROS E PROGRAMAS QUE ME LIMITAM E QUE ESTÃO ME TIRANDO A PAZ INTERNA.

EXISTE UMA PARTE DE MEU SER QUE JÁ SABE QUE NÃO PRECISO MAIS SENTIR DIFICULDADE DE ME DESAPEGAR DE MEMÓRIAS SUBCONSCIENTES, DE CRENÇAS, REGISTROS E PROGRAMAS QUE ME LIMITAM E QUE ESTÃO ME TIRANDO A PAZ INTERNA.

ESSA PARTE DE MEU SER QUER INFORMAR ISSO AS OUTRAS PARTES MINHAS QUE AINDA NÃO SABEM DISSO E ENVIO-LHES MEU PERDÃO, MEU AMOR E MINHA GRATIDÃO.

ESSA COMUNICAÇÃO ESTA SENDO FEITA NESTE MOMENTO COM ACEITAÇÃO, CONFIANÇA E ENTREGA.

MINHA MENTE, CORPO E ESPÍRITO ESTÃO RECEBENDO A INFORMAÇÃO AGORA.

A ATUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO FOI FEITA!

Sinta a intensidade emocional da primeira frase e repita a sequência toda várias vezes, até sentir que não há mais carga negativa sendo gerada.

Não somos nossas memórias, não permita que elas definam quem você É!

Cuide Bem de Você
www.cuidebemdevoce.com



24 de julho de 2011

II VIVÊNCIA O PORTAL HO'OPONOPONO


Vivências com hospedagem e alimentação
. Experiência única, diferenciada , para seu bem estar. Chegue na sexta-feira para a vivência no sábado. Chegue no sábado para a vivência no domingo. Opção dos dois dias disponível também.


Duas datas disponíveis para as vivências: sábado dia 22 de Outubro ou domingo dia 23 de Outubro, 2011.

9:30 às 15:00 horas R$330,00 (até dia 21 de Setembro)

Quem participou da vivência anterior, favor entrar em contrato com a Maria Lúcia na coordenação.

Importante: O custo da vivência inclúi uma diária completa (hospedagem com alimentação) pois a proposta da pousada é a completa integração com a nossa vivência. Assim sendo, os participantes do sábado chegam na sexta-feira, dormem na pousada e já passam a vibrar essa proposta. O mesmo com os participantes de domingo: chegam no sábado, dormem na pousada e já se inserem na vibração da vivência para o dia seguinte. Duas pessoas por quarto, se você vier sem acompanhante entre em contato com a coordenadora Lúcia vivenciacuritiba@hotmail.com

Oferecemos a opção de participação nos dois dias de vivências a um preço especial.

Atenção: as vagas para as duas vivências são limitadas .

Para informações entre em contato com a coordenadora Lúcia Bragagnolo no vivenciacuritiba@hotmail.com


Compre os dois dias a R$600,00

SOMOS GRATOS POR SUA PRESENÇA

11 de julho de 2011

Ponto Deus no cérebro







por Leonardo Boff

Uma frente avançada das ciências, hoje, é constituída pelo estudo do cérebro e de suas múltiplas inteligências. Alcançaram-se resultados relevantes, também para a religião e a espiritualidade. Enfatizam-se três tipos de inteligência. A primeira é a inteligência intelectual, o famoso QI (Quociente de Inteligência), ao qual se deu tanta importância em todo o século XX. É a inteligência analítica pela qual elaboramos conceitos e fazemos ciência.

Uma frente avançada das ciências, hoje, é constituída pelo estudo do cérebro e de suas múltiplas inteligências. Alcançaram-se resultados relevantes, também para a religião e a espiritualidade. Enfatizam-se três tipos de inteligência. A primeira é a inteligência intelectual, o famoso QI (Quociente de Inteligência), ao qual se deu tanta importância em todo o século XX. É a inteligência analítica pela qual elaboramos conceitos e fazemos ciência. Com ela organizamos o mundo e solucionamos problemas objetivos.

A segunda é a inteligência emocional, popularizada especialmente pelo psicólogo e neurocientista de Harvard David Goleman, com seu conhecido livro A Inteligência emocional (QE = Quociente Emocional). Empiricamente mostrou o que era convicção de toda uma tradição de pensadores, desde Platão, passando por Santo Agostinho e culminando em Freud: a estrutura de base do ser humano não é razão (logos) mas é emoção (pathos). Somos, primariamente, seres de paixão, empatia e compaixão, e só em seguida, de razão. Quando combinamos QI com QE conseguimos nos mobilizar a nós e a outros.

A terceira é a inteligência espiritual. A prova empírica de sua existência deriva de pesquisas muito recentes, dos últimos 10 anos, feitas por neurólogos, neuropsicólogos, neurolingüistas e técnicos em magnetoencefalografia (que estudam os campos magnéticos e elétricos do cérebro). Segundo esses cientistas, existe em nós, cientificamente verificável, um outro tipo de inteligência, pela qual não só captamos fatos, idéias e emoções, mas percebemos os contextos maiores de nossa vida, totalidades significativas, e nos faz sentir inseridos no Todo. Ela nos torna sensíveis a valores, a questões ligadas a Deus e à transcendência. É chamada de inteligência espiritual (QEs = Quociente espiritual), porque é próprio da espiritualidade captar totalidades e se orientar por visões transcendentais.

Sua base empírica reside na biologia dos neurônios. Verificou-se cientificamente que a experiência unificadora se origina de oscilações neurais a 40 herz, especialmente localizada nos lobos temporais.* Desencadeia-se, então, uma experiência de exaltação e de intensa alegria como se estivéssemos diante de uma Presença viva.

Ou inversamente, sempre que se abordam temas religiosos, Deus ou valores que concernem o sentido profundo das coisas, não superficialmente mas num envolvimento sincero, produz-se igual excitação de 40 herz.

Por essa razão, neurobiólogos como Persinger, Ramachandran e a física quântica Danah Zohar batizaram essa região dos lobos temporais de 'o ponto Deus'.

Se assim é, podemos dizer em termos do processo evolucionário: o universo evoluiu, em bilhões de anos, até produzir no cérebro o instrumento que capacita o ser humano perceber a Presença de Deus, que sempre estava lá embora não percebível conscientemente. A existência desse 'ponto Deus' representa uma vantagem evolutiva de nossa espécie homo. Ela constitui uma referência de sentido para nossa vida. A espiritualidade pertence ao humano e não é monopólio das religiões. Antes, as religiões são uma das expressões desse 'ponto Deus'.

Sobre o Autor
Leonardo Boff: Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. É neto de imigrantes italianos da região do Veneto, vindos para o Rio Grande do Sul no final do século XIX.Fez seus estudos primários e secundários em Concórdia-SC, Rio Negro-PR e Agudos-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.

Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.

De 1970 a 1985, participou do conselho editorial da Editora Vozes. Neste período, fez parte da coordenação da publicação da coleção "Teologia e Libertação" e da edição das obras completas de C. G. Jung. Foi redator da Revista Eclesiástica Brasileira (1970-1984), da Revista de Cultura Vozes (1984-1992) e da Revista Internacional Concilium (1970-1995).

Matéria publicada no JBonline em 05/12/2003


Lobos temporais.* O lobo temporal é uma região no cérebro que apresenta um significativo envolvimento com a memória. Ele está localizado abaixo do osso temporal (acima das orelhas), assim chamado porque os cabelos nesta região frequentemente são os primeiros a ser tornarem brancos com o tempo. Existem consideráveis evidências apontando esta região como sendo particularmente importante para armazenar eventos passados.
O lobo temporal contém o neocórtex temporal, que pode ser a região potencialmente envolvida com a memória a longo prazo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...