2 de setembro de 2009

Livre-se da culpa, troque-a por responsabilidade

Livre-se da culpa, troque-a por responsabilidade

O título e alguns parênteses e negritos são meus, desconheço a autoria do texto, mas já o vi antes. Como é algo que está baseado nos princípios do processo havaiano Ho’oponopono que amo tanto e de Um Curso em Milagres, que não amo menos, senti vontade de colocá-lo aqui... Sou grata pela oportunidade a que venho tendo, cada vez mais de me ver refletida em minhas divinas partes, as pessoas que tenho tido contato e me rodeiam e sou grata pela oportunidade de poder libertar as memórias que compartilhamos e a nós! Sou grata. Sou grata. Sou grata. Lena



Todos nós ao nascer ganhamos um espelho. Este espelho é, então, colado no nosso peito. E assim vivemos toda a nossa vida, refletindo o outro e vendo no (espelho do) outro o nosso reflexo. Hermann Hesse disse: “Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda." Viver considerando isto vai desenvolvendo nossa compaixão, nossa tolerância, nossa empatia e nossa solidariedade para com as nossas fraquezas e dificuldades e as dos outros.

2. Cem por cento do que somos e vivemos (inclusive o que supomos ser acidentes) é fruto de nossas escolhas e opções. Conscientes ou inconscientes. Viver consciente disto desenvolve nosso discernimento e nossa responsabilidade para com a vida, com as pessoas e com nossas atitudes.

3. Livre-se da culpa. A única função da culpa é manter sua auto-estima baixa (por isso algumas religiões fomentam a idéia da culpa para assim manter poder). Transmute a culpa por responsabilidade.

Ninguém é culpado de absolutamente nada, mas todos são completamente responsáveis por tudo. Viver assim te torna mais atento e cuidadoso para com toda a existência.. Desenvolva a aceitação (Aceitação não é resignação). Sempre que entramos em contato com alguma dificuldade ou fraqueza nossa, através de alguém ou de alguma circunstância, normalmente o primeiro impulso da mente/ ego é: ou nos defendemos, negando e resistindo a entrar em contato (muitas vezes entrando na irritação e na revolta, geralmente imputando a culpa a alguém ou a alguma coisa), ou entramos na condição de vítimas, mergulhando na baixa auto-estima. Aceite sua natureza humana como ela é e aceite também a sua sombra (aceitar aquilo que vemos em nós ou através de nossos espelhos e decidir pela responsabilidade de pedirmos a Divindade pela limpeza dessas memórias). Entenda que você está aqui na Terra para aprender e expandir sua existência. Um Mestre hindu falou: "Errar, ter defeitos, falhas, fraquezas, é seu direito. Trabalhar para transmutar isso tudo é seu dever".

Lena Rodriguez
www.cuidebemdevoce.com

2 comentários:

  1. É eu sou assim, me sinto culpada por tudo... Tenho dentro de mim uma tristeza. por ser sempre a responsável pela minha dor. Quero mudar isso.

    ResponderExcluir
  2. Laile temos escolhas querida, podemos ficar servindo a todas essas memórias/crenças ou podemos nos libertar delas, escreva para meu e-mail: liberdadedeser@gmail.com , porém se escrever a partir daqui digite seu e-mail no texto de seu e-mail para eu poder lhe responder, ou copie cole o meu daqui e me envie diretamente... Querer mudar nossos padrões emocionais eu considero 50% de nossa cura! Peço a limpeza de todas essas memórias que compartilho com vc... Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata. Abraços, Paz do Eu! Lena

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...