30 de março de 2016

A Tentativa do Ego de Conciliar o Inconciliável

O texto abaixo é a transcrição do vídeo de Ken Wapnick com legendas em português de Portugal



“Esta tarde vamos falar sobre a tentativa do ego de conciliar o inconciliável. Na verdade, este pensamento é apresentado, com muita clareza no panfleto Psicoterapia, onde Jesus fala sobre o papel da religião na psicoterapia, no qual ele diz que a religião forma não se encaixa na psicoterapia. E depois acrescenta que a religião nem sequer se encaixa nela mesma... querendo dizer que, assim que formalizamos uma crença religiosa, ela deixa de ser o que ela realmente é. Muito semelhante à famosa declaração atribuída a Buda, que diz que o que se conhece como sendo os ensinamentos  de Buda, não são realmente os ensinamentos de Buda.
Assim que passamos algo para a forma, ela deixa de ser o que realmente é.
E é por isso que a mensagem de Um Curso em Milagres está para além da forma, que é a razão pela qual eu encorajo as pessoas, quando leem o Curso, a lê-lo sempre como leriam um grande poema épico, deixando que as palavras, os símbolos, as metáforas falem com elas, em vez de tentarem lhes impor um intelecto.
E numa passagem daquela parte do panfleto Psicoterapia onde Jesus fala sobre religião, ele diz que a tentativa de formalizar uma religião é uma tentativa de conciliar o que não pode ser conciliado.
Por outras palavras, é a tentativa de deslocar o conteúdo e coloca-lo na forma, e é isso que todos tentamos fazer. Daí, enquanto alunos do Curso possamos dizer: Eu sou muito bom aluno do Curso porque faço as lições com afinco. Ou algo que eu e a Glória costumávamos ouvir frequentemente nos anos em que viajávamos pelo país e pelo mundo, as pessoas dizerem: Ah, eu conheço o Curso em Milagres. Eu o fiz no ano passado. Quando o que estavam na verdade querendo dizer é que tinham feito os exercícios, e achavam que, por terem completado o livro de exercícios isso significava que já tinham feito o Curso. E, novamente, isto é um exemplo, da confusão entre forma e conteúdo.
Na verdade, se alguém tivesse realmente feito o livro de exercícios, se lembrar-se-ia que, bem lá no final, Jesus diz que este Curso é um princípio, não um fim.
E que, assim compreendermos o que o Curso está ensinando e depois de completarmos o programa de treino de um ano do livro de exercícios, iremos, passar o resto das nossas vidas com o nosso professor, o Espírito Santo ou Jesus, a por em prática, dia após dia, o que as lições nos mostram, o que os ensinamentos do texto nos mostram.
Por outras palavras, como praticar o perdão, desde o momento em que acordamos até o momento em que nos vamos deitar, e, na verdade, incluindo durante o sono.
Mas, a partir do momento que passamos algo para a forma, e depois nos envolvemos com a forma que isso tomou, estaremos tentando conciliar o inconciliável.
Forma e conteúdo não combinam.
No texto, no que, na realidade, é uma tentativa de corrigir aquilo que, de acordo com o ponto de vista do Curso, é uma falha na compreensão fundamental da frase do Evangelho de João... “No princípio era o Verbo, 0 Verbo era Deus, e o Verbo se fez carne e habita em nós”, é claro que a referência é a Jesus. E, no entanto, no Curso, Jesus diz que isso é impossível.
O Verbo, que nesse contexto significa Espírito ou Cristo, não podem se fazer carne, porque os dois são inconciliáveis. Espírito e carne, como Jesus diz perto do final do Texto, são incompatíveis.
Ou conhecemos o Espírito, ou reconhecemos a carne, mas não podemos fazer as duas coisas. É aquele princípio de “tudo ou nada”, ou de “um ou o outro”, que o Curso usa para nos ajudar a reconhecer  a diferença entre verdade e ilusão.
Jesus nos diz que podemos escolher entre visão e julgamento, mas nunca ambos. Ou somos mente, ou somos corpos. Ou olhamos através dos olhos do julgamento do ego, ou através dos olhos da visão do Espírito Santo, mas não podemos fazer as duas coisas.
Tentar fazer as duas coisas é tentar conciliar o inconciliável.
É o que acontece quando, por exemplo, dizemos, ou pensamos que o Curso em Milagres é um livro.
Na verdade ele é um conjunto de 3 livros, e as pessoas contam depois a história de como o Curso foi escrito, como a Helen escreveu a sua mensagem , e isso passa a ser um fato.
Bem, não é um fato, é um mito, porque tudo neste mundo é um mito.
É-nos dito para não confundirmos símbolo com fonte, então, quando falamos sobre como o Curso foi escrito, quando falamos do Curso como sendo um conjunto de três livros, isso são símbolos.
A fonte, com a qual não devemos confundir o símbolo, a fonte é a mensagem, e a mensagem vem antes das palavras.
A mensagem é o amor – essa é que é a verdadeira, a fonte do Curso.
O Amor é o que o Curso é.
Mas quando nos deixamos envolver pela forma, e depois sentimos que temos que fazer coisas com o Curso, quando nos deixamos envolver com rituais, quer sejam os das religiões com as quais crescemos, ou os rituais que já começaram a surgir com o próprio Curso, então estaremos confundindo forma com conteúdo.
Não há nada de errado em fazer coisas ao nível do comportamento, porque, enquanto corpos, temos que fazer coisas, mas não nos deixemos nos enganar pelo que fazemos.
Então, quando Jesus nos diz, na Lição 184, que nós usamos os símbolos do mundo, não é porque eles sejam verdadeiros, ou porque acreditamos neles, mas porque essa é a forma de comunicarmos uns com os outros.
Ele nos diz para usarmos os símbolos, usarmos o Curso, na forma, mas não para nos enganarmos, achando que o Curso é a forma. O importante é como vivemos as nossas vidas, como demonstramos os princípios do Curso, e não os princípios, em si mesmo.
Como diz o manual, palavras são simplesmente símbolos de símbolos e por isso estão duplamente afastadas da realidade. Então, o que queremos é usar as palavras do Curso para chegar a essa realidade  para além das palavras.
Dessa forma, em vez de tentarmos conciliar forma e conteúdo, corpo e mente, nós usamos o corpo, usamos a forma, como um meio de retornarmos à mente. Nós usamos os símbolos para retornar à fonte, e é com ela que nos identificamos, e é isso que nos tornará verdadeiros estudantes do Curso em Milagres.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...