Estar presente é despertar para esta dimensão do seu ser e da vida que transcende a mente pensante. Vocês estão em silêncio e totalmente presentes com o que está realmente aqui agora. Se estiverem plenamente presentes, não há nenhum momento a não ser este momento. Isto é o que significa estar desperto na verdade da vida. Vocês estão tão plenamente presentes que existem neste momento, e somente neste momento. Vocês estão despertos no eterno agora. Ao nível muito mais profundo da Presença Desperta, o passado e o futuro desapareceram e somente o momento presente lhes está disponível. Vocês não podem funcionar dentro do mundo do tempo, pela simples razão de que não há tempo. Não há nenhuma percepção do seu ser fora deste momento.
Isto não significa que aquele que despertou esteja sempre funcionando ao nível mais profundo da Presença. É possível funcionar a um nível mais superficial da Presença, de modo que o mundo do tempo se torne disponível. Até quando vocês participam do mundo do tempo, estão ainda intensamente ancorados na Presença e o momento presente é sempre reconhecido como a verdade da vida.
Se estiverem fundamentalmente despertos na Presença, vocês vivem sem o julgamento, o medo e o desejo. Vocês vivem em um estado de aceitação. Vocês vivem como Amor no mundo. A ilusão da separação se dissolveu. Vocês vivem com um forte sentimento de Unidade de todas as coisas e uma contínua consciência da dimensão impessoal ou eterna da existência. Vocês vêem os outros como iguais e iluminados, ainda que eles estejam inconscientes disto. Isto se estende aos animais e ao mundo da natureza. É impossível prejudicarem intencionalmente ao outro. Vocês são compassivos e sempre agem com integridade. Não podem ser desonestos. Há algo em seu interior que simplesmente não lhes permite isto. Quando estão fundamentalmente despertos na verdade da vida, estão substancialmente livres das motivações e reações do ego.
Isto não quer dizer que aquele que esteja desperto seja de algum modo perfeito. Às vezes, vocês podem reagir como qualquer outra pessoa, e experienciar o medo e a incerteza, ou sentimentos como a mágoa e a raiva. A diferença é que agora vocês sabem que estão presos temporariamente na ilusão da separação. Vocês não acreditam na história que se lhes está apresentando. Sabem que o passado está de algum modo se projetando no presente. Não se identificam com a experiência ou quaisquer reações emocionais decorrentes da experiência. E ainda, assumem total responsabilidade por tudo o que estiverem vivenciando. A experiência é reconhecida e aceita, mas não percebida como se fosse a verdade. No meio da constante mudança, vocês se conhecem como Aquele que nunca muda.
* Leonard Jacobson *
* fonte original: www.leonardjacobson.com.
© Leonard Jacobson – Direitos Reservados
* tradução: Regina Drumond (e-mail: reginamadrumond@yahoo.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário