19 de julho de 2008

A CRIANÇA INTERIOR


A CRIANÇA INTERIOR


A Criança Interior
Na roda do mundo, mãos dadas aos homens,
Lá vai o menino rodando e cantando
Cantigas que façam o mundo mais manso
Cantigas que façam à vida mais doce
Cantigas que façam o homem mais criança.
Thiago de Mello



O objetivo deste artigo é resgatar o tema da criança interior, não só para o mundo infantil, como também para o olhar adulto sobre sua criança interna.

Utilizo-me dos poetas pela proximidade destes com a alma infantil, porque a eles é dado este poder de perceber o que o homem comum não consegue se quer visualizar. Aos poetas é dado ver as coisas ao revés. Como diz Rubens Alves: “Poesias são coisas vistas ao contrário. Não é coisa de pensamento. É coisa de olhar.” (Alves, 2006, p. 48) O olhar da criança, como o do poeta, nos remete ao contato com a natureza, o encontro com o original e do Self.

Como os salmões, que deixam o mar e voltam às nascentes de águas cristalinas onde nasceram os poetas desejam voltar às suas origens (eles sabem que lá está a origem da alma). A criança é esse lugar onde tudo está iniciado e tudo já existe.

Olhar para criança interior que habita em todos nós é utilizar o olhar do poeta, é voltar às origens. É lá que mora a verdade que os adultos esqueceram ou negligenciaram.Se pensarmos a criança ao nascer, na sua situação original, dominada pelos arquétipos do Uruboros e da Grande Mãe, que abrigam o eu em formação, veremos que na mitologia.

“O Uruboros representado por um dragão alado se auto devorando, é um símbolo mitológico onde não há separação entre a idéia de começo e de fim, elas coincidem. O ciclo de evolução encerra em si mesmo a busca (fim) e a própria origem (início), sugere auto fecundação em conseqüência do eterno retorno.” (Marques, 2004, p. 29)

A criança interior é tanto um fato em desenvolvimento como uma possibilidade simbólica. É a alma da pessoa, é a imagem primordial do Self, o cerne de nosso ser individual. Ela contém o poder criador e motivador. É a espontaneidade e o deslumbramento em nós. Como sugeriu Jung a criança representa uma “totalidade que abrange as próprias raízes da Natureza” (Abrams apud Jung, 1990, p.11).

Assim o arquétipo da criança representa aspectos da formação do indivíduo. Como arquétipo é “a grande” imagem da criança interior. É a parte contida em nós que representa o aspecto pré-consciente da infância da psique coletiva. O motivo da criança não coincide com a experiência concreta infantil. Para realidade psicóloga desse motivo é um meio pelo qual se expressa um fato psíquico.

Podemos dizer então que o motivo da criança representa não só algo que existiu no passado distante, mas algo que existe agora com a finalidade de compensar ou corrigir de maneira significativa a unilateralidade da mente consciente, pois é da natureza desta concentrar-se em alguns conteúdos e buscar a expressão máxima destes através da vontade direcionada para determinado objetivo, para o progresso, buscando assegurar um espaço nesse mundo adulto, onde os valores coletivos tendem a predominar. Com isso são excluídas outras possibilidades de realização da consciência e, o que é pior, o indivíduo pode perder o contato com as raízes do seu ser, negligenciando a sua criança interior.

Nesse processo de crescimento, onde o ego vai se constituindo enquanto imagem do eu, a mente consciente, separada de suas origens primeiras, torna-se muitas vezes incapaz de realizar o projeto de sua própria individualidade levando as pessoas a serem absorvidas pelos valores e pelas realidades massificadas.

A pessoa que somos é produto das escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas. Cada um de nós começa com um único grupo de possibilidades de terminadas por nossas capacidades inatas e pelas circunstâncias exteriores que encontramos.

Algo no fundo de nós tem consciência de que possuímos uma identidade única, e ela não é o rosto que apresentamos ao mundo, tampouco a imagem que fingimos ver no espelho. Essa identidade única é uma obra em andamento, uma meta que estamos tentando atingir, um destino de que nos aproximamos ou de que nos distanciamos à medida que crescemos e nos desenvolvemos.

Bernardo Soares, uma das entidades de Fernando Pessoa, é explícito: os adultos são burros, as crianças são inteligentes. “Julgo ás vezes que somos acompanhados na infância por um espírito de guarda, que nos empresta a própria inteligência astral e que depois nos abandona ao nosso destino.” E o próprio Fernando Pessoa diz: “A inteligência astral não nos abandona em decorrência de uma lei mais alta. Ela nos abandona por ser incompatível com a adultice. A inteligência adulta é grave. Faz afundar. A inteligência infantil é leve faz levitar.” (Pessoa apud Alves, 2006, p.48).

Inteligência astral tem a ver com conhecimento arquetípico? Edith Sullwold, referindo-se a George Bernard Shaw nos diz que a criança tem as suas próprias “aspirações mais sagradas”, o seu próprio e singular caminho. Dando a expressão mais sagrada” os dois significados que lhe são próprios neste contexto, ou seja, aspirações ou intenções consideradas frutos de uma fonte sagrada ou espiritual e a relação com o inteiro, esse dom de vida que nos é dado (Abrams, 1990).

Parece que quando o poeta refere-se ao espírito que nos empresta a própria inteligência astral ele está se referindo a esta força vital e natural que contém o arquétipo, a energia avivadora e inspiradora que representa e expressa aspectos criativos da vida.

“Quando os adultos ensinam aprendemos o conhecimento que nos permite dominar o mundo. Quando as crianças ensinam, nós aprendemos a arte de viver.” E o que é a arte de viver se não a arte do encontro com o outro, consigo mesmo e com a criança interna que nos habita?

Retornando ao motivo da criança, vimos que esta representa não só a origem como também é o potencial do futuro. No processo de individuação ele antecipa a figura que decorre da síntese entre os elementos conscientes e inconscientes da personalidade. Portanto é um símbolo que une os opostos, um mediador, portador de cura, isto é, um reparador que trás inteireza. Por ter esse significado de inúmeras renovações e transformações. Aparecendo em nossa vida sempre que nos desapegamos e abrimos à mudança. A ela nos voltamos em momentos de perda, sofrimento, abandono e grande pressão interna (Jung, 1986).

Em seu livro Memórias, Sonhos e Reflexões, Jung recorda seu inesperado encontro com a própria criança interior e a importância que esse momento teve em sua vida. Ele havia rompido com Freud, estava se reorganizando profissionalmente e sob uma “pressão interna constante”. Sua inquietação emocional era tão intensa que ele suspeitava ter uma perturbação psíquica, e foi na busca da causa fundamental desse problema, que ele se deparou com recordações da infância, do menino que brincava, e ele brincou por um longo período, e esse “brincar sério”, como ele mesmo definiu, foi um momento decisivo de mudança em seu destino.

O contato de Jung com sua criança interior desempenhou um papel importante na liberação das extraordinárias energias criativas que culminaram com sua teoria dos arquétipos e do inconsciente coletivo e com o trabalho “A psicologia do arquétipo da criança”.

Conforme o próprio Jung; a tendência a empenhar-se em atividades regressivas tem a função positiva de nos manter ligados à criança, de ativar a criança interior. Segundo ele a regressão é “uma tentativa genuína de alcançar alguma coisa necessária: a sensação universal da inocência infantil, a sensação de segurança, de proteção, de amor recíproco de confiança, de fé – essa coisa tem tantos nomes” (Jung apud Abrams, 1990, p. 12).

Hillman (1981, p. 31) por sua vez afirma, “O que a psicologia profunda passou a denominar regressão é apenas o retorno a criança.” É o processo de interiorização na busca da energia criativa, inovadora, que nos possibilita ampliar e desenvolver a nossa jornada na busca da individuação.

A maioria das pessoas continua tendo contato com sua criança interior quando adulto, através de hábitos, desejos e condutas pueris.

A criança interior que habita a alma de cada um pode vir a tomar várias formas. Ela pode ser alegre, divertida, viva, como conseqüência do aspecto positivo, ou mal humorada, birrenta, impaciente, ranzinza, como expressão do arquétipo negativo. O Aspecto negativo deixa evidente a criança ferida.

A criança interior ferida, trazida ao consultório pelo adulto, chega ao revés, pedindo licença, mas andando para trás, parecendo fugir. Como nas brincadeiras infantis de “Mamãe posso ir” e “Meia, meia lua, 1... 2... 3...”. Na primeira, reverenciando os complexos paternos que os impedem de viver a própria criança ou seja a capacidade de liberdade no plano do imaginário, do espontâneo, do autêntico. Na segunda vem trazida pelos sonhos. “O primeiro lugar em que encontraremos a criança abandonada é nos sonho em que nós mesmos, um filho nosso ou uma criança desconhecida é negligenciada, esquecida (...)”. (Hillman,981, p.27).

O tema da criança, nos sonhos se faz presente de forma bastante intensa, mas principalmente, antecedendo o início do processo de individuação.

Para finalizar, nos perguntamos como podemos nós, enquanto indivíduos, entrar em contato com a criança que vive dentro de nós? Segundo Nietzsche citado por Joseph Campbell “Matando o dragão que se chama ‘tu deves’”.

http://www.ijrs.org.br/artigos.php?id=53

3 comentários:

  1. ótima postagem, como sempre ...
    tenho visitado em silêncio, sem deixar rastros...
    apareça.

    beijos em seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor!É realmente muito difícil nos tornamos adultos. Acesso também www.saltoquantico.com.br

    ResponderExcluir
  3. É muito esclarecedor, e nos mostra como é difícil nos tornamos adultos. Acesse também www.saltoquantico.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...