13 de julho de 2008

HO’OPONOPONO... e a CRIANÇA DIVINA

HO’OPONOPONO... e a CRIANÇA DIVINA


O tema criança interior, faz parte da psicologia que enfatiza a criança ferida, mas ela também traz uma abordagem espiritual na qual se resgata a Criança Divina que existe por trás da criança ferida...

Evoluímos através das lições apreendidas ao longo do tempo no processo do nascer e renascer. O que podemos deduzir que serve a um propósito maior a algum tipo de crescimento, aprendizagem ou transformação. Dependendo das opções e buscas de cada um em sua existência, a essência espiritual que se faz presente desde, poderá se tornar mais desperta ou não.

Somos influenciados por nosso meio familiar, social e cultural para que possamos evoluir e acredito que nossa maior meta é recordar quem realmente somos, vivendo, cumprindo de maneira equilibrada e saudável nossas tarefas, contribuindo para nossa própria evolução e aprimoramento do ambiente ao nosso redor.

Para tanto, necessário se faz que procuremos fazer boas escolhas, para um aprimoramento e despertar de nossa plena consciência. Infelizmente, podemos adiar esse processo acabando por ficarmos fixados ao apego, ao próprio sofrimento e nossas dificuldades pessoais, familiares, culturais.

Jesus, em suas máximas já havia sintetizado: “Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo”. O não recordar-se da verdadeira essência, impede de trazer a energia necessária à Vida e lembrar-se do propósito maior desta existência. O esquecimento do amor, nossa verdadeira natureza, nos traz inúmeros desvios, sofrimentos e mortes ao longo dos tempos, obstruindo a conexão do eu pessoal com o Eu Divino.

Não sou psicóloga, porém Jung sempre me atraiu com sua abordagem, em minhas buscas por auto-conhecimento e tempos depois a Psicologia Transpessoal (Assagioli), que têm como proposta a morte/renascimento do ego, mortes e renascimentos psicológicos dentro de uma mesma existência, enfatizando também a oportunidade de despertar para a verdadeira força espiritual. ampliando nossa percepção em um processo vivenciado de mudança de nossas crenças, nosso olhar diante da própria dor e da dor do mundo, possibilitando o renascimento com mais sabedoria, compaixão e amor.

Essência esta que está por trás de toda criação, essa força maior, representada por diversos nomes na tradição espiritual que a nomeia, por Cristo, Deus, Buda, e outros mais. A Psicologia Transpessoal aborda essa força essencial que a tudo permeia e designada como Unidade, Absoluto e os aspectos de sua manifestação no nível pessoal de Eu Superior e de Supraconsciente ou Inconsciente Superior.

O tema da “criança” foi abordado no Evangelho de diferentes maneiras. Uma delas é a que nos recorda de que somos crianças no espírito, na evolução, mas que nessa pequena dimensão criança repousa a centelha do espírito divino em sua pureza original, que confia, busca e se entrega.

Algumas pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Os discípulos, porém as repreendiam. Vendo isso Jesus disse: - “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a elas é que pertence o reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. E abraçava as crianças impondo as mãos sobre elas, as abençoava. Este versículo nos convida a resgatarmos a essência da Criança Divina para despertar o Reino de Deus dentro de nós. Este Reino não é uma realização material, mas sim espiritual, é um estado de consciência mais amplo. Um estado da Plenitude, Paz, Equilíbrio e Harmonia. Um Reino de bondade e felicidade.

A Criança Divina é que nos traz o amor incondicional, a confiança original, a leveza para “entrarmos” nesse Reino.

A Criança Divina, brinca, tem alegria e espontaneidade. É a manifestação do Eu Superior, a essência maior que faz a travessia do espiritual sutil ao espiritual manifesto.

Cada disciplina, tradição espiritual têm sua forma para trabalhar aspectos que nos prendem em crenças condicionantes e cristalizadas, eu após muito caminhar e talvez, por um sentimento inato de que tudo deveria ser simples me deparo com Ho’oponopono Identidade Própria, processo intrapessoal, somos nós em comunicação com a Divindade, desenvolvido pela Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona que o ensinou ao Dr. Ihaleakala Hew Len. O que veio preencher a lacuna para sanar a criança ferida, dando foco à Criança Interna, Subconsciente = Unihipili.

Importante compreender que a Criança Interna/Subconsciente= Unihipili e o eu adulto (personalidade/ego)/Consciente= Uhane, compõem nossa Alma e
não geram idéias próprias, pensamentos, sentimentos e ações.

Elas experienciam de forma indireta, através das memórias se repetindo e através de Inspirações > (Supraconsciente=Aumakua/Eu Superior). É muito importante na solução de problemas entender que o corpo e o mundo não são em si os problemas, mas os efeitos, as conseqüências, das memórias se repetindo na Mente Subconsciente.

A Alma não gera a experiência dela própria; ela experimenta o que a memória experimenta; sente o que a memória sente; comporta-se como a memória se comporta e decide como a memória decide. Ou ainda, raramente, experiencia, sente, se comporta e decide como a Inspiração experiencia, sente, se comporta e decide.

Ho’oponopono envolve a participação completa de cada um dos quatro membros da Identidade Própria:

Inteligência Divina
Mente Supraconsciente
Mente Consciente e
Mente Subconsciente

Trabalhando juntas como uma unidade. Cada membro tem função e papel único na solução dos problemas das memórias se repetindo na Mente Subconsciente. ( E-Book gratuito:
www.hooponopono.com.br )

Por traz de toda criança ferida, há uma Criança Divina pedindo passagem. Ela nos agradece e nos recompensa, quando permitimos que ela ocupe o seu lugar. Manifesta em nossa vida a simplicidade, a expressão mais pura do amor.

E é com a alegria e simplicidade no coração (palavras lindas que copiei do sensível amigo Aldo), características da nossa Criança Divina, que peço neste momento, em nome da minha e de todas as Crianças Feridas, que se encontram em cada um de nós, a limpeza das memórias que todos compartilhamos:


“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho em Um...
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos,
à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações,
do início de nossa criação até o presente,
nós pedimos seu perdão...
Deixe isto limpar, purificar, liberar, cortar todas as lembranças, bloqueios,energias e vibrações negativas
e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...
Assim está feito.”
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grata.



Que a Criança Divina ressurja em mim, em nós, a cada dia, mais e mais, através da Paz do Eu, Paz além de qualquer compreensão!
Lena




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...