23 de fevereiro de 2010

Workshop O Portal/Ho’oponopono




Esse texto consta no PDF de apresentação para o Workshop O Portal em Brasília, dias 12 e 13 de Março, 2010. Baixe o e-book (PDF) aqui

Este WS é nosso primeiro solicitado por uma empresa, o Instituto Cooperforte. O contexto é "empresa", mas está aberto ao público. Quem quiser participar entre em contato com a Coordenadoria de Projetos, Sandra Fernandes no sandra.fernandes@institutocooperforte.org.br e Fone/Fax: (61) 3223-4270 /
8103-5823/9258-7460
SBS Qd 02 Ed. Casa de São Paulo - Salas 301/302
CEP: 70.078-900 - Brasília /DF

Eu conheci o processo Ho’oponopono, de origem da tradição de antigos povos havaianos, através de duas entrevistas com o Dr. Ihaleakalá Hew Len em um programa de rádio na internet e com entrevistas do Dr. Joe Vitale, nas quais ele começou a abordar de seu aprendizado e experiências com o Dr. Len. Em julho de 2007 ele lançou o livro Limite Zero, escrito com o Dr. Len, que me arrebatou com a simplicidade e eficácia da técnica. Com a prática e as mudanças que estava presenciando em mim, e que mudavam tudo em minha volta, quis fazer algo para compartilhar, apresentar o Ho’oponopono para mais pessoas aqui no Brasil. Preparei um cartaz, com as frases do Ho’oponopono sobrepostas ą imagem de uma pintura de um belo girassol, e passei a vender pela internet. A partir daí, não parei mais. Veio o fórum , as sessões virtuais, workshops e vivências pelo país.

Ano passado desenvolvi o processo O Portal que essencialmente deu uma “turbinada” no Ho’oponopono, realçando e facilitando a prática. É o que ensinamos e praticamos no Workshop O Portal/Ho’oponopono.

Ho’oponopono significa “endireitar o caminho” ou colocar no prumo. Por isso, não considero uma filosofia, pois transcende o intelecto. Não há padrões comparativos de uma infra-estrutura de “escola de conhecimento”. É mais o assumir a responsabilidade pela vida e aprender a vivê-la como Revelação.

Por ser algo muito pessoal, foge da regimentação e limitações de grupos, conceitos e crenças - o que facilita a sua apresentação e aceitação em empresas. Não segue a linha de curso “motivacional”, que dá uma levantada no ânimo e disposição das pessoas para o trabalho, mas muitas vezes é de efeito temporário.

Al McAllister


1. Essa prática tem algum cunho religioso?

Não, a prática do Ho’oponopono e O Portal não tem cunho religioso, nem vínculo com nenhuma organização, igreja, centro, ou entidade religiosa. Também não interfere na sua prática religiosa, pois não professa nenhuma doutrina ou dogma.

2. Qual a vantagem de fazer esse curso para minha atividade profissional?

O Portal/Ho’oponopono pode ser aplicado em todas as circunstâncias de sua vida, e também dentro do contexto do trabalho em sua empresa. Facilita reconhecer e determinar parâmetros para um melhor desempenho na sua função, qualquer que seja.

3. O que tem esse curso a ver com o meu trabalho?

O Portal/Ho’oponopono expõe o contraste entre os muitos padrões racionais repetitivos, confortáveis por serem conhecidos, porém limitantes, e o que provém da inspiração criativa.

4. De que forma posso melhorar meu desempenho profissional adotando as práticas desse curso?

Abrindo para você o acesso ao lugar na Mente onde você transcende os processos conhecidos do intelecto e passa a receber “insights”. Onde você tem a percepção do seu potencial verdadeiro no trabalho, e expressa a real sabedoria, muito além do conhecimento acumulado.

5. Esse curso vai me ensinar a suportar as pressões da chefia e a falta de reconhecimento ao meu trabalho?

Sim, porque você vai começar a entender que essas pressões da chefia, e a falta de reconhecimento ao seu trabalho são as senhas para você se libertar dessas limitações e interferências, chamando para você uma melhor condição – sem esforço da sua parte.

6. Tenho medo de manifestar o que sinto ou até mesmo de apontar algo que acho errado com receio de sofrer represália ou de ser rejeitado pelo grupo ou pelo Chefe. Esse curso pode me ajudar a superar esse problema?

Sim, você vai passar a entender quais aspectos em você buscam validação no grupo e na sua hierarquia, e como neutralizá-los para uma afirmação pessoal natural, sem anseios.

7. Prefiro trabalhar sozinho. Não gosto de trabalhar em equipe porque ninguém aceita o ponto de vista do outro nem eu consigo emplacar minhas idéias. Em que o curso pode me ajudar?

O curso vai lhe dar a condição de identificar e eliminar as percepções que limitam sua atuação em grupo, abrindo espaço para uma melhor colaboração e lhe mostrando como neutralizar os pontos de vista mais resistentes à novas idéias e abordagens.

8. Não me dão oportunidade de demonstrar meu potencial. Como poderei superar isso?

Constatando na prática, e não na teoria, que oportunidade tem a haver com o tipo de “sinal” que você transmite para os outros, e como mudar um “sinal” de insuficiência, baixa auto-estima, de capacidade limitada, para um “sinal” de capacidade e talento abundantes.

9. Acho meu chefe arrogante e insensível. Tem como eu fazer ele se perceber sem que eu tenha que confrontá-lo?

Sim, mudando através do O Portal/Ho’oponopono a sua percepção do seu chefe, como você o vivencia em seu trabalho.

10. Tenho uma antipatia gratuita por minha colega e rejeito tudo o que ela diz e faz. Há alguma razão para isso? – Como posso mudar esse sentimento?

Você muda o sentimento da maneira descrita acima, a razão pela qual existe a antipatia se revela então.

11. Posso dizer que esse curso apresenta um viés de lavagem cerebral ou de alienação espiritual, travestido de aperfeiçoamento profissional?

Não tem nada a haver. O curso mostra justamente como limpar os padrões que lhe foram impostos pela “lavagem cerebral” na sua formação, pelos traumas, pela cultura, pelas crenças e condicionamentos – que você acredita definem você como pessoa, como profissional, como cidadão, pai de família, etc.

12. Em quanto tempo poderei observar melhoria do clima organizacional após a realização dessa oficina?

Quanto menos expectativas em relação a resultados, melhor. Expectativas tendem a fazer perdurar a condição de clima desfavorável. Ao aplicar o processo você abre mão do fazer, e permite que as coisas tenham um desdobramento natural, eficaz e muitas vezes, rápido. Não há uma regra específica para isso.

13. Esse curso não poderia expor as pessoas a constrangimento ao revelarem aspectos íntimos e particulares de suas vidas e que só interessam a elas?

Não há necessidade nenhuma de se expor aspectos íntimos e pessoais durante o workshop. Se você sentir que precisa de uma orientação mais particular você pode marcar um atendimento individual pós-workshop comigo (Al McAllister) ou com a Marcia Mendes.

14. Se o curso cuida da solução de problemas, ao final do mesmo haverá uma certeza de que terei a chave para solução de todos os meus?

Sim, a chave é só sua, encontrá-la é a razão do curso.

15. O que a Empresa ganha com a realização desse curso para seus colaboradores?

A Empresa, por ser a expressão de um pensamento movedor, organizacional, colaborativo passa a prestar seus serviços de forma mais eficiente, atual e em sintonia com seus mercados, atendendo às necessidades do momento, com agilidade, com dinâmica e conteúdo inovador.

16. Tem alguma forma de aferir resultados (individuais, grupais e organizacionais) após algum tempo de realizado esse treinamento?

Sim, os resultados são aferidos nas mudanças em estatísticas e números percentuais nos diversos setores da Empresa. Sejam eles: melhoras nos setores de venda, atendimento, produção, índices de satisfação dos empregados, consumidores, etc.

17. Não me percebo uma pessoa preconceituosa quando manifesto minhas opiniões acerca do comportamento de certas pessoas ou grupos. Minhas reações são sempre reflexos de convicções pessoais e de minha própria experiência de vida. Não me sinto condicionado por nada, considero-me uma pessoa perfeitamente normal. Eu tenho que crer no poder de amuletos, figuras e palavras mágicas ou frases de efeito magnético? - Não soa como um mecanismo de superstição?

O processo ensinado no workshop, O Portal, é uma estrutura onde se aplica o Ho’oponopono. Utiliza-se do imaginário para alterar suavemente a percepção que se tem de si, se tornando mais consciente. Não há nenhuma imposição de ponto de vista ou crença neste processo.

Existem no Ho’oponopono o que se chama de “ferramentas” que são frases, palavras, ou objetos, que podem servir como lembretes à prática do mesmo. Mas não são “objetos de poder” ou “amuletos”, a não ser que você sinta que possam ser, mas isso é uma percepção individual. Para mim, pessoalmente neste momento, tenho uma afinidade com algumas frases, e as utilizo com bom proveito. Baixe o e-book (PDF) aqui


Para maiores informações sobre Workshops O Portal e Vivências no Portal, e para agendá-los, acesse o http://www.portalquantum.com ou escreva para crescent@globo.com

Lena Rodriguez - Terapeuta Vibracional
Praticante de Ho'oponopono & O Portal







Um comentário:

  1. Sandra olá,

    Belo texto, eu estou cada vez mais maravilhado com a "pratica do hoponopono"..certo que eu li o livro de joe vitale limite zero e agora estou no portal com All Macalister, mas pelo que eu vejo vc já tem uma ótima experiencia nessa área e a pergunta é? vc faz alguma pratica em conjunto aqui em brasilia? ou mesmo tem algum workshop par apoder participar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...