6 de janeiro de 2010

Despertar, AGORA!!!


Prisioneiros amarrados a pesadas correntes por anos, famintos e abatidos, fracos e exaustos, e com os olhos baixos há tanto tempo na escuridão que não se lembram da luz, não pulam de alegria no instante em que são libertados. Leva tempo para que compreendam o que é a liberdade. (UCEM – LT – pág. 458)


Alegoria A Caverna, de Platão


Havia homens presos em uma caverna, acorrentados de maneira tão firme que não podiam se mover o suficiente para virar suas cabeças, ou até mesmo seus olhos. Tudo o que conseguiam ver era a parede da caverna à frente deles. Eles ficaram lá por tanto tempo que aquilo era tudo o que podiam se lembrar; era tudo o que conheciam. Eles podiam ver sombras na parede à frente deles, e ouvir alguns sons. Pelo fato de aquilo ser tudo o que conheciam, eles pensavam que o que estavam vendo era a realidade. Era tudo muito sombrio, mas eles estavam tão acostumados com isso que pensavam que era normal, e se sentiam um pouco confortáveis com isso.

Finalmente, um dos prisioneiros consegue se libertar, e é capaz de olhar ao redor e ver que está em uma caverna. Ele também pode ver um pouco de luz vindo da direção da entrada. É preciso um longo tempo para seus olhos serem capazes de suportar a luz, mas, quando ele vai até a entrada da caverna, pode ver pessoas andando de um lado para o outro na estrada do lado de fora, e são as sombras delas que estão sendo projetadas na parede dentro da caverna.

Percebendo que os prisioneiros dentro da caverna não podem ver que o que seus olhos vêem não é verdadeiro, o prisioneiro libertado volta e tenta dividir seu conhecimento com eles. Eles estão tão acostumados ao seu modo de pensar, que realmente não querem ouvir o que aquele que está liberto tem a dizer. Na verdade, é bem o contrario, eles querem matá-lo. É como o que vocês estiveram me contando: As pessoas podem pensar que querem ser livres, mas realmente não querem abrir mão de seu próprio modo de olhar para as coisas.

Platão estava tentando dizer ao mundo com sua história, sua realidade não é nada do que você pensa que é.   
            
Fonte (O Desaparecimento do Universo)

Lena Rodriguez

Um comentário:

  1. Há muito tempo que pensei como um prisioneiro desta caverna,agora que vi a luz,quero repartir este conhecimento com todos que como eu estão na caverna.
    Sei que nao é facil,mas aos poucos aqui e ali um e outro,vai como eu querer ver a luz la fora.
    Desta maneira percebo que nao estou mais sozinha,que ha outros e um dia serao milhoes..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...