13 de setembro de 2007

A SABEDORIA DA SOMBRA

A SABEDORIA DA SOMBRA


“Transformar maneiras antigas de ver, fazer e ser,
em maneiras novas de ver, fazer e ser.”


A parte sombria do ser é freqüentemente vista pelo ego como “má”, quando na verdade ela é uma força potencial e criativa. As partes inconscientes de nós mesmos (mais freqüentemente indicadas pela nossas reações “carregadas” a pessoas e situações) são na verdade mantenedoras de grande sabedoria. A sombra é simplesmente a face da luz que não é vista. Trabalhando com ela, você tem a oportunidade de se curar e viver uma vida totalmente integrada. Ao explorar o material sombrio de qualquer arquétipo, queira ver o núcleo da verdade e descobrir como ele se relaciona com você.

Normalmente existe uma grande intensidade associada com a questão da sombra; no entanto, essa intensidade indica que existe algo pedindo para ser reconhecido e transformado. Libere-se do ponto de vista da dificuldade e do drama. Reinterprete este processo como uma força criativa vital necessária para a mudança e crescimento. Ao integrar as questões de sua sombra e se tornar mais “transparente”, as projeções dos outros começam a literalmente passar por você sem criar reações “carregadas” ou mágoas emocionais. Trabalhar com a sombra tem também outro benefício: Transformando a nós mesmos, ajudamos a transformar os outros e a Terra.

Em meu caminho, não vi nada mais rápido e eficaz para se trabalhar com nosso lado sombrio do que a E.F.T. – Técnicas de Libertação Emocional, certamente que imprenscidível se faz o autoconhecimento, o encarar o mais honestamente possível nossa sombra, assim como somar , sempre, com todas as ferramentas disponíveis... Mas, quando decidimos é simplesmente fantástico, por isso, fiquei comovida e entendo perfeitamente o que minha amiga Elza está sentindo e dizendo em seu e-mail postado em minha comunidade ReCriarnos... Acolher nossa sombra é ser gentil consigo mesmo, é – se amar total e completamente, pois, jamais seremos completos, se não procurarmos entender nossa dualidade...

Em um texto O Viajante – Um Exame Profundo dos Arquétipos dos Selos Solares* sobre o Selo Akbal (espécie de signo Maia), em sua Sabedoria da Sombra, que por sinal é meu Selo antagônico, ou seja, algo que tive que acolher dentro de mim, mas, independente disto, muitas outras pessoas passam pelo mesmo desafio, tem o seguinte comentário e por eu achá-lo muito bom em sua explanação, colocarei aqui.

... Uma indicação da sombra de Akbal é estar perdido no ser, ser introspectivo e subjetivo demais. Alguns experimentam essa subjetividade como depressão. A partir desse lugar você pode aprender a encarar e libertar seus medos mais profundos. Em vez de resistir a esse processo, abrace-o, ganhando sua sabedoria. Vá para dentro de si mesmo e descubra a intenção positiva que está na sua experiência. O que ela está tentando mostrar que você não quer encarar? Se você chegar na sua “limitação”, você poderá encontrar revelações inesperadas e dons na escuridão aparente.

Uma grande oportunidade de olhar para dentro pode ser também encontrada ao reconhecer como você julga e avalia a si mesmo. O auto-julgamento impede o acesso a sua sabedoria intrínseca. Julgar como você deveria ser afeta o seu processo. Talvez suas crenças condicionadas tornaram-se instrumentos severos de comparação e classificação. “Ser” não é um objetivo específico; ser é simplesmente a inocência que é recuperada por meio da aceitação do ser.

Liberto de julgamentos, a sua jornada se abre naturalmente para o crescimento. É normal cometer erros pelo caminho. Da vida você criou a “casa” que você vive e a partir dela você vê o mundo. Agora é hora de ir para dentro de si e revelar a sua essência, quebrar as ligações das estruturas antigas. Nesse processo, é natural sentir-se vulnerável. Você está destruindo os bloqueios e barreiras ao redor do coração. Você está criando um novo “lar” no Eu Essencial, um santuário na serenidade da inocência.

O autojulgamento também intensifica questões de auto-estima e sentimentos de separação. Você intrinsecamente merece. Torne-se consciente de tudo que sugere que você é merecedor de receber o que deseja. O autojulgamento pode prejudicar seriamente sua evolução. Ame-se. Lembre-se: as crenças que estão prontas para serem transformadas mostram o caminho de suas sombras. Esteja disposto a seguir o seu processo para a escuridão aparente e desconforto, para encontrar os dons sendo oferecidos lá. Limitações aparentes são apenas oportunidades para aprender.


No processo natural de revelação, não existem vítimas nem culpa. Qualquer posição que você tome neste natural campo de atuação evolucionário não é certa nem errada; tudo o que acontece é para a sua percepção e crescimento. Dessa posição de não julgamento, você pode se mover através das lições mais rapidamente.


Se você não compreender o significado de uma lição em particular, você pode se sentir presa a ela até descobrir o dom ou ensinamento nela existente. Freqüentemente o que está sendo pedido por essa “prisão” é uma mudança na atitude ou estrutura de crença. Isso pode ser tão simples quanto mudar sua posição, experimentando o outro lado da polaridade da situação.

Se você se sente preso em situações que parecem se repetir, este é um sinal de uma questão essencial. Questões essenciais possuem verdades profundas e lições de vida. Dê a si mesmo permissão e entendimento de seu processo humano. Nos ciclos da questão essencial, são oferecidos sinais para guia-lo para um aprendizado mais profundo e apreciação dessa questão particular. Libertar esses problemas libera os padrões cármicos para a expressão verdadeira do seu ser.

Pode também, sinalizar um inconsciente medo de mudança, de questões profundas de núcleo ao medo de lições da vida. Uma oportunidade única acena, e a transformação espera; onde as ilusões do medo foram separadas da consciência, os dons da integração e da totalidade são encontrados. O que parece ser uma contração para o ser irá eventualmente trazer o círculo total, como o símbolo do yin e yang, para um estado mais fluido e expandido...

Ao aprofundar-se dentro de si percebemos que: o que está contido na escuridão possui o maior potencial para a luz...

* Do livro O Oráculo Maia – O Retorno para as Estrelas Ed. Madras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...