3 de fevereiro de 2008

TAO

TAO


O VENERÁVEL MESTRE DISSE:


O TAO Supremo é sem forma,
No entanto ele produz e nutre céu e terra.
O TAO Supremo não tem desejos, no entanto pelo seu poder
O Sol e a Lua giram em suas órbitas.
O TAO Supremo é sem nome,
No entanto Ele sempre suporta todas as coisas.
Eu não conheço seu nome
Mas por título chame-o TAO.
Ko Hsuan



“... As palavras de Jesus, Zarathustra, Buda, Lao Tzu, Krishna e Maomé não são palavras ordinárias; elas não estão vindo de suas memórias, elas estão vindo de suas experiências. Eles tocaram o divino...”


Ko Hsuan diz:


Eu não conheço seu nome
Mas por título chame-o TAO.


Mas temos que chama-lo de algo. Observe a atitude não fanática. Você pode chama-lo de qualquer coisa – XYZ. TAO Simplesmente significa XYZ. Somente porque temos que lhe dar um nome, chamamos TAO. Se você escolher qualquer outro nome, não há problema.

Quando os budistas alcançaram a China, ficaram surpresos porque os místicos taoístas simplesmente concordaram com eles. Eles disseram: “ Tudo perfeito! Nós chamamos de Tão como sem-nome, vocês definem Dharma como sem-nome, assim não há problema. Estamos apenas falando em linguagens diferentes, mas indicando a mesma verdade.”

Issso é um dos fatos mais bonitos que jamais ocorreu na história. Quando o budismo alcançou a China, não houve conflito, nenhum argumento, nenhuma conversão e no entanto busdistas e taoístas se encontraram, se associaram e se tornaram um, absolutamente um. Isso não aconteceu na história do cristianismo, do judaísmo ou islamismo; suas histórias estão repletas de coisas feias. Aconteceu somente na tradição de Buda e Lao Tzu: um raro fenômeno – sem argumentos. Eles simplesmente tentaram entender um ao outro, riram e se abraçaram dizendo: “Está tudo certo.”

Um missionário cristão foi ver um mestre Zen e começou a ler as bem-aventuranças da Bíblia. Disse: “Bem-aventurados os mansos, porque deles é o Reino de Deus.”

O mestre disse: “Pare. É o suficiente. Quem quer que tenha dito isto é um Buda!”

O missionário estava completamente mudo. Ele tinha vindo para argumentar, para converter, para convencer o mestre Zen que Buda está errado e Jesus é que está certo. E este homem diz: “Quem quer que tenha dito isso, é um Buda. Não é preciso ler mais; essa única sentença é o suficiente. Você pode provar o oceano de qualquer lugar, o sabor é o mesmo – é salgado. Essa única sentença é suficiente!...


... Existe só um milagre – o milagre, digamos assim – e esse é o seu ser completamente vazio. A morte do ego é o único milagre; se isso acontecer você terá atingido o Portal Dourado, você terá passado através do Portal Dourado. Você terá conhecido o que é eternidade, você terá ido além do tempo...



Parte de Texto do livro: TAO: O Portal Dourado – Osho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...