17 de agosto de 2007

ISHA

O que é?

É um método completo de auto-cura e expansão da consciência. Não é um sistema de crenças. É fácil de aprender e de aplicar, e opera no plano físico, emocional, mental e energético-espiritual.

O Sistema Isha é constituído pela prática de 7 itens:

• CHAVES ISHA

As Chaves Isha são a parte essencial. São as atitudes de ascensão, completas e avançadas, que Maharishi Sadhashiva Isham trouxe para o Ocidente há mais de 15 anos.Estas CHAVES trabalham com a mente e, quando praticadas com os olhos fechados, proporcionam um descanso físico duas vezes mais efetivo do que o descanso proporcionado pelo sono. Elas são um caminho direto para a experiência de níveis mais elevados de consciência.

Elas atuam diretamente sobre o sistema nervoso, eliminando todo o estresse acumulado ao longo de nossa vida. Quando isso acontece, as limitações da mente e as marcas deixadas por crenças e negatividades mentais começam a se dissolver. Tudo o que propicia regeneração e crescimento se expande, gerando um estado de paz, harmonia, amor e alegria interior, que se irradia sobre tudo.

As chaves são praticadas durante uma hora por dia com os olhos fechados, e no resto do dia com os olhos abertos. Podem ser praticadas em qualquer posição confortável, em qualquer lugar, a qualquer momento.

São novas, únicas, nada têm a ver com técnicas de respiração, meditação, controle mental, exercícios de Yoga ou Reiki.

Elas foram criadas para estimular os dois hemisférios do cérebro de maneira harmônica. Uma parte delas se baseia em emoções inspiradoras como a Percepção, a Alegria, a Gratidão, o Amor e a Compaixão.

Como Isha nos diz, estas atitudes ou chaves são "verdades absolutas de iluminação", e quando incorporadas à vida diária, geram um avanço poderoso no processo de expansão da consciência.

Ao se concentrar nas chaves Isha com os olhos abertos durante o dia, o indivíduo se foca no momento presente, estabelecendo, de forma permanente, uma experiência interior de amor e plenitude.

Através de sua própria experiência de expansão da consciência, Isha descobriu que para aumentar a eficácia do processo, é necessária a aplicação de outros elementos, que são fundamentais e integrantes deste sistema.

• FOCAR NA CONSCIÊNCIA

É importante se concentrar no momento presente, na consciência, permitindo que os pensamentos fluam, apenas os observando.

Na medida em que o corpo entra nesse nível de descanso profundo - que produz essa consistência de onda cerebral - cada célula começa a eliminar o que vibra abaixo dessa freqüência e a produzir cura e regeneração. Ao mesmo tempo, a mente estará eliminando o estresse através dos pensamentos, isso é, todo tipo de pensamento passará pela mente, e isso é parte da liberação que se produz no corpo, por isso não é importante prestar atenção a todos os pensamentos que surgirem.
Não é importante analisar nada porque nós não somos nossos pensamentos, mas cada toxina removida traz consigo imagens, lembranças, etc. Trata-se apenas da renovação e da cura que estão sendo produzidas.

Em seguida, isso dá lugar à eliminação das marcas e das lembranças limitantes gravadas no subconsciente, geradas em nossa vida, aprendidas ou adotadas por opção própria. Essas limitações moldam a matriz de nosso intelecto, e quando são eliminadas, nossos potenciais criativos começam a funcionar a serviço do que é melhor e ilimitado.

Quando o medo não nos limita mais, podemos criar, decidir, fazer, concretizar o que queremos, sem limites.

"Podemos criar sem limites e criar tudo o que queremos, nossos sonhos mais incríveis podem se tornar realidade. Nem em um milhão de anos, eu imaginaria ser uma mestra espiritual nos países latinos e aqui estou eu e minha vida é maravilhosa e perfeita". -Isha

• SENTIR AS EMOÇÕES

Sentir as emoções, é um aspecto importantíssimo. Senti-las sem julgá-las, se mantendo tranqüilo e inocente, sem necessidade de mergulhar no drama e no sofrimento.

É preciso sentir as emoções para movimentar a energia natural que ficou estagnada, liberando, assim, os vestígios do passado gravados pela repressão emocional imposta. Sinta o medo – com sua mensagem de paralisia – a tristeza, a ira, o rancor, etc, sem se importar com a origem dessas emoções, nem analisa-las, apenas as deixe fluir de uma maneira saudável e segura.

Por exemplo, se estamos tristes, devemos nos permitir chorar! Se você está irritado, grite com o rosto numa almofada, soque um saco de areia, um colchão ou faça exercício físico intensamente.

Dessa maneira, as emoções que vibram mais alto, como o amor, a alegria, a paz, crescem e vão se expandindo e se expressando em cada aspecto de nossa vida.

"Viver num mundo sem medos nem limitações é absolutamente possível. Assim é a minha vida, nela eu vivencio a perfeição em cada momento, sem me importar com quem estou ou onde estou, minha vida é perfeita exatamente como é. Isso é possível para todos, não sou diferente de vocês.". -Isha.

• FAZER EXERCÍCIOS

É muito saudável fazer, no mínimo, 30 minutos por dia de qualquer atividade física. Pode ser uma caminhada rápida, corrida, yoga, dança, natação, qualquer esporte ou atividade que o agrade.

• BEBER MUITA ÁGUA

A água é um componente muito importante de nosso organismo. As pessoas adultas são constituídas 90% desse elemento e sua ingestão facilita a eliminação de toxinas e estresse.

Beber água (de 1 litro e meio a 2 litros por dia) é importantíssimo, porque, se isso não for feito, nosso corpo se desidrata e não pode fluir com as mudanças que estão sendo produzidas por esta prática.

Tanto a ingestão de água quanto os exercícios físicos são dois aspectos primordiais para que o Sistema Isha opere de maneira fluida e bem sucedida para o corpo.

Os aspectos seguintes são para as pessoas que já assistiram ao Seminário do Sistema Isha. Estes hábitos se desenvolvem naturalmente com a expansão da consciência, e na medida em que nos comprometemos mais com nosso crescimento, começamos a incorporá-los regularmente à nossa vida diária

• SER REAIS, COMPLETAMENTE HUMANOS

Na medida em que nos curamos e os medos do passado se dissolvem, as máscaras que os encobriam – e os comportamentos criados para defender esses medos – começam a se dissolver também.

Nós começamos a ter uma percepção mais consciente e real de nós mesmos e dos que nos cercam e começamos a travar relações mais claras, mais honestas e sinceras com o mundo.

O medo é um hábito com o qual convivemos há muito tempo, mas na medida que nos voltamos para a experiência de nosso verdadeiro ser, ele vai desaparecendo de nossa vida de forma completa e natural.

"A vulnerabilidade anda lado a lado com a inocência. É importante sermos reais, sermos nós mesmos em cada momento. Para a cura completa – para podermos ser 100% divinos – antes temos que nos permitir ser 100% humanos" -Isha

Isha explica essa idéia de uma maneira muito bonita no seguinte artigo: "O verme e a maçã".

FALAR SEMPRE A PRÓPRIA VERDADE

Para não abandonar a si mesmo nem transigir, é importante falar a própria verdade.

A mentira é uma proteção, transigir é abandonar a si mesmo, e nós fazemos isso porque aprendemos que tudo e que todos os outros são importantes, menos nós mesmos.

O Sistema Isha é de uma eficácia impecável, trazendo cura e felicidade para nossa vida. Leva a luz da consciência a todas aquelas partes de nós que temos ignorado e reprimido, julgando-as imperfeitas, e assim, podemos começar a nos amar incondicionalmente.

Assim, também poderemos amar de maneira incondicional a todas as pessoas, e dar os primeiros passos no caminho da verdadeira compaixão.

"A compaixão é o nível mais elevado e puro do amor incondicional" -Isha.

ORIGEM:

De onde vem o Sistema Isha?

Este Sistema foi criado por Isha, também conhecida nos últimos 6 anos na América Latina como Maharishi Sakti Ishaya.

Ela alcançou a Iluminação – realizou a Consciência Unificada – no ano de 1999, utilizando as atitudes de ascensão que Maharishi Sadasiva Isham (MSI) trouxe ao ocidente há mais de 15 anos.

Ela aprendeu as atitudes inicialmente na Austrália e devido ao poder transformador que vivenciou, ela viajou até os Estados Unidos para se graduar como mestra no centro que MSI havia fundado.

Dez meses depois de ter começado a prática e antes de graduar-se, ela passou por uma enorme expansão de consciência e atravessou os véus da ilusão, da dualidade, e desde então vive permanentemente em Consciência Unificada ou Iluminação.
Ela prosseguiu seu treinamento e logo após ter se formado mestra, Isha foi convidada a visitar a América do Sul junto com sua parceira de ensino, Bhushana Ishaya. Mais e mais pessoas, grupos e cidades se dispuseram a recebe-la, solicitando sua presença e convidando-a, até que finalmente, ela fixou residência na América do Sul.

A mídia divulgou seu trabalho intensamente em vários países, e entre 2002 e 2004, Isha publicou 3 livros, disponíveis em espanhol, inglês e português. Ela transmitiu pessoalmente esses ensinamentos a mais de 20 mil pessoas.

Depois de compartilhar seu conhecimento com muitos estudantes e alunos, ficou evidente para Isha que somente a prática das atitudes com os olhos abertos e fechados não era suficiente para a liberação total do medo e do sofrimento, para o abraço com a Unidade. No entanto, quando ela utilizava o que chamava de "recomendações" – no curso, nas reuniões de avançados e nos cursos intensivos – o processo se tornava incrivelmente rápido e eficaz, como vivenciam os estudantes em estado de Consciência Unificada e Perpétua.

No ano de 2005, ocorre uma enorme expansão de consciência para ela e seus alunos. Isha então reconhece que todos estão prontos para mais e ela decide criar o Sistema Isha.

“Praticar estas chaves é instantaneamente Amar a si mesmo” Isha

BENEFÍCIOS:

É um método completo de auto-cura e expansão da consciência. Não é um sistema de crenças. É fácil de aprender e de aplicar, e opera no plano físico, emocional, mental e energético-espiritual.

• Expansão natural da consciência sem limites, com possibilidade de alcançar a Iluminação.
• Uma experiência de quietude interior, paz, tranqüilidade, sem a sensação de ansiedade perante a vida.
• Melhora da saúde física.
• Melhora da saúde mental e emocional. Aumento de eficácia em qualquer atividade. Maior criatividade, clareza e objetividade. Melhora da memória.
• Aumento da auto-estima.
• Melhora das relações com todas as pessoas, em todos os aspectos.
• Fim dos vícios.
• Melhor reação diante de qualquer situação de mudança ou conflito.
• Aumenta a assiduidade aos estudos e ao trabalho.

COMO APRENDER O SISTEMA ISHA:

Você pode aprender o Sistema Isha num curso de fim de semana. Este curso é ministrado em todo o mundo pelos Mestres Isha qualificados. Para ver os cursos em sua região, veja nosso calendário.

O Sistema Isha é formado pelas primeiras quatro Chaves Isha: a base de todo o Sistema Isha. Estas chaves são expressões profundas da verdade absoluta da iluminação, que, rapidamente e de modo gentil, levam a mente além do diálogo constante do intelecto, até a experiência direta da consciência.
O curso é completamente vivencial, sem envolver sistemas de crença nem teorias de nenhum tipo, só a experiência direta do indivíduo. Desde o momento em que se inicia o curso, você começará a experimentar os benefícios profundos do Sistema Isha dentro de você, e do princípio até o final, os Mestres Isha o levarão de volta ao seu próprio coração. Não é necessário crer nas palavras dos outros, nem seguir ninguém além de você mesmo.

O curso é divertido e empolgante, com muitos contos e risos, acompanhado da experiência profunda da prática. Muitas pessoas que têm aprendido o Sistema Isha o sentem como a coisa mais valiosa que já vivenciaram, recebendo experiências, durante o curso, que transformam totalmente sua vida. Mas o aspecto mais valioso do curso é o que você leva para casa, quando o termina: as Chaves Isha, que você pode usar quando quiser, onde quiser, pelo resto da vida. Quanto mais você usa as Chaves Isha, mais verá que sua vida vai se desdobrando em ondas de plenitude e amor, enquanto você mergulha cada vez mais fundo em si, curando toda a separação e medo, e retornando à união, em seu coração.

“A única coisa que pode permitir que as pessoas se amem e que pode curar a separação da humanidade é a consciência” Isha

PERGUNTAS FREQUENTES:

1. Qual é a diferença entre as religiões ou tradições e esta visão que é compartilhada?
A consciência é a verdade absoluta, é uma experiência de amor, é infinita e não tem limites, está contida em tudo. A tradição está baseada na ilusão de tempo e espaço. Ela é constituída por um conjunto de sistemas de crenças que pararam no tempo, se tornaram rígidos e não permitem mudanças. Este sistema de crenças faz com que as pessoas se sintam seguras, porque assim, têm uma estrutura para seguir, mas são deuses falsos, já que são só sistemas de crenças.A consciência não pode estar contida dentro de uma tradição, ela só existe num eterno agora e está permanentemente evoluindo, crescendo e se expandindo no amor infinito sempre presente.

2. Se a única coisa que existe é o amor, por que, para nós, é tão difícil amar?
Porque não temos idéia do que é o amor. O amor é uma energia que está dentro de nós e que se exterioriza. A ironia é que, pelo fato da humanidade haver criado a separação para poder ter a experiência humana, acreditamos que a última coisa que merecemos é o amor! Sentimos que não o merecemos e nós sempre o rechaçamos, porque ele nos assusta.
O que mais nos assusta é o amor incondicional, porque não podemos controla-lo. Se o amor vem de um lugar incondicional, ele não pode ser manipulado. Não podemos usa-lo para nos fazer de vítimas. Não podemos usa-lo para criar dramas.
Porque, no fundo, os seres humanos estão mais apegados ao sofrimento. Eles entendem a natureza do sofrimento. Sentem a adrenalina que vem com o sofrimento. Entendem sua insignificância, mas ficam petrificados com sua grandeza, que é o amor.

3. Qualquer pessoa pode despertar, ou só alguns poucos escolhidos?
A resposta é: absolutamente todos podem despertar.A iluminação revela quem somos e não há nada mais grandioso que isso. É tudo o que o coração humano quer. Ele quer voltar para casa, para si mesmo.

4. Quando elevo meu estado interno, minha consciência, o que acontece ao meu redor, com as pessoas que me rodeiam e que ainda não expandiram suas consciências?
Não existe nada além do Um. As Mas, na medida que você eleva sua própria consciência, talvez comece a criar uma certa distância entre você e as pessoas que o rodeiam, porque elas não estão vibrando na mesma freqüência. Então, você cria novos espelhos dentro de meu universo, com os quais se identifique.
Tudo o que não servir cairá de forma natural e o que quer que permaneça, mostrará você mesmo/a. As partes que amo em mim e as partes de mim que não me agradam, que não quero aceitar incondicionalmente. Essas são as partes através das quais preciso ver. Talvez elas mostrem a sogra rabugenta, ou a menina rebelde. São partes de mim que preciso aceitar, para que não me afetem.

5. Como podemos abandonar um vício? Como nos desapegamos da dependência e da necessidade que temos de tais coisas?
É irônico. Na medida em que usamos este Sistema, a satisfação que recebemos dos vícios se torna cada vez menor e também podemos ver que as coisas que mais desejamos são as que geralmente nos fazem sofrer.
Quando utilizamos estas chaves e o amor começa a se expandir, os vícios vão desaparecendo naturalmente. Na medida que o sistema nervoso vibra numa freqüência mais elevada, o corpo começa a rechaçar as dependências físicas. Porque, para sustentar a verdade – para sustentar a consciência – necessitamos que nosso sistema nervoso se cure e eleve sua vibração.
Na medida em que nossa consciência se expande, os apegos emocionais ou vícios começam a mostrar a necessidade que os provoca. É o que acontece com as relações humanas. Uma pessoa normalmente reflete a necessidade, e outra reflete o abandono. Quando uma delas sente necessidade ou começa a se apegar, a outra se afasta, porque se sente sufocada e com medo. E esse abandono gera medo.
Mas que fique claro, as duas pessoas estão experimentando o medo. Elas só têm reações opostas.
A necessidade está sempre associada com o medo: o medo da perda. E isso não tem nada a ver com a vibração do amor, porque requer muito controle e grande quantidade de máscaras para sustenta-lo...
A ironia é que o controle e as máscaras não enganam a ninguém, porque, na realidade, a ilusão exterior – ou a pessoa exterior – somos nós mesmos e cada aspecto pode ver através do medo. Cada aspecto pode ver além das máscaras.
Então, na medida em que a consciência se eleva, os vícios desaparecem. E quando nos apegamos, sofremos cada vez mais.
Isso pode causar muito medo e podemos nos sentir muito inseguros, pois é como saltar no vazio do desconhecido. Mas depois que saltamos, a recompensa é ilimitada, porque esse salto de fé sempre é recompensado pelo amor incondicional. Esse salto de fé permite que a ilusão do medo se dissolva.

6. É preciso renunciar às coisas do mundo para se iluminar?
Esse é um mal entendido sobre a Iluminação. As pessoas acham que, para alcançar a consciência humana completa, é preciso renunciar, abandonar, perder.É por isso que há tanto medo associado à consciência.
Mas isso não é verdade. A iluminação nos dá abundância, realização e riquezas, muito mais do que poderíamos imaginar. Mas para se iluminar, primeiro, você tem que poder ver o apego ao que é ilusório, e ver que essas coisas, embora possam ser desfrutadas, não têm um valor permanente. Não trazem satisfação permanente.
Então, as únicas coisas que temos que deixar para trás são os apegos e as dependências. A única coisa que temos que abandonar é a busca da realização dentro da ilusão.
Sendo assim, não é preciso renunciar nem abandonar nada, você só tem que ver através da ilusão e encontrar a verdade. Ver o verdadeiro valor das coisas e encontrar aquilo que nunca muda. E você deve se apoiar nisso.

7. Poderíamos dizer que a iluminação é a chave para alcançar a felicidade permanente?
Estar iluminado é a chave para a liberdade absoluta. A felicidade absoluta. O amor absoluto. A plenitude absoluta. A união absoluta. Isso é a única coisa real.
Não há nada mais grandioso do que a iluminação. Em comparação, todo o resto é uma piada. Por isso, talvez felicidade seja uma palavra insignificante para descrever a plenitude da iluminação, que abrange tudo, permanentemente.

8. Por que as pessoas sofrem?
As pessoas sofrem constantemente porque têm uma idéia de como as coisas têm que ser. Eles têm uma idéia do que é apropriado e o que não é apropriado. E têm uma idéia de como seu cônjuge, os membros de sua família, chefes, todos, têm que se comportar para que elas sejam felizes.
As pessoas são incapazes de se adaptar às constantes mudanças em seu universo, e em vez de se entregarem a cada momento e se darem conta de que a situação externa muda o tempo todo, elas tendem a levar tudo para o lado pessoal e a julgar tudo como inapropriado, ou como descuido ou falta de respeito.
Estamos tão apegados à aprovação, ao apoio e ao comportamento de todos ao nosso redor, que quando isso muda nós sofremos.
Nada é apropriado, nada é inapropriado. Tudo apenas é. E todos estamos criando perfeitamente para experimentar a vida em toda sua controvérsia e magia.

9. Existem anjos e outros seres celestiais?
A ilusão é ilimitada. Você cria qualquer coisa dentro da ilusão. Você pode criar anjos dentro de sua percepção celestial. Pode criar hobbits de seis pernas, tomando sol, sentados debaixo de palmeiras azuis. Não há limite para o que você pode sentir, porque toda a ilusão é criada pela mente. Dependendo da variedade, da vivacidade da imaginação e da complexidade da pessoa, não há limite para o que se pode criar.
Você pode viver num inferno aqui na Terra, ou pode viver como Peter Pan, eternamente jovem em meio a um jardim de fadas e piratas. Você cria seu mundo a cada instante. E o seu mundo é sua responsabilidade.

10. Conheci muitas pessoas que a adoram e por isso, eu sinto uma relutância em fazer parte disso. O Sistema Isha é um culto ou uma seita?
Eu, na verdade, não sei o que é um culto ou uma seita, mas acho que as seitas e os cultos se baseiam em muitas crenças, e este Sistema, ao contrário, o leva na direção de seu próprio coração.
Nós ensinamos chaves que não têm sistemas de crenças. Não temos regras de nenhum tipo. E com certeza, não peço que me adorem. Mas é natural adorar a consciência. A consciência seduz o coração, porque ela é a verdade do coração. De modo que, é claro, a mente tem idéias de seitas e de controle, porque é isso que a cabeça é: uma seita controladora que o mantém separado da grandeza de quem você é.
Sempre rio quando me perguntam se estou fazendo uma espécie de lavagem cerebral. Eu sempre respondo: "Sim! Com certeza! Estou fazendo todo o possível para lavar seu cérebro e para que você volte para sua casa, na verdade de seu coração".
Como diz a canção: "Nos convida a voltar... nos convida a voltar... ao coração... ao coração... ao lar... ao lar... ao nosso coração".

11. O que é o perdão?
Para mim, o perdão é ver além.
Geralmente, cito Jesus como exemplo. Ele disse "Perdoai-os, pai, porque eles não sabem o que fazem". Ele disse isso porque o Pai é a consciência e a consciência pode ver que os comportamentos humanos são automatizados. A consciência pode ver que, na verdade, as pessoas não sabem o que fazem. Em outras palavras, a consciência vê que, resumindo, não há nada a perdoar!
Depois que você estiver apoiado no amor incondicional a você mesmo, é simples ver a perfeição nos dramas da vida dos outros. Simplesmente, você percebe a Unidade, vivendo uma experiência humana e retornando eternamente ao lar, ao amor.
Assim, o perdão provém do amor por si mesmo. Mas isso não é realmente o perdão. É, somente, vendo além e encontrando a verdade.

12. Como posso diferenciar se um acontecimento é a vontade divina ou é somente o resultado coincidente das circunstâncias?
Você cria tudo a cada instante. Talvez você não esteja ciente disso, mas você é quem cria tudo a cada momento.
Tudo é a vontade divina. Que seja feita a sua vontade. Você é divino, por isso, é você quem está criando tudo.
Você criou um Tsunami na Ásia e você criou o 11 de setembro. Você compôs as canções mais lindas, dirigiu as obras mais grandiosas, pintou os quadros mais magníficos.Nós criamos milhões de milagres maravilhosos ao redor do mundo. Não há nada que não tenhamos feito. Nós criamos tudo, desde as formigas até os dinossauros. Esta é a sua ilusão, o seu jogo, e você é responsável por seu conteúdo.
Por isso, aceite a magia e desfrute de sua criação. A escolha é sua: padecer pelo intelecto ou encontrar a felicidade pela inocência.

13. Eu gostaria de saber sua opinião com relação a terapias alternativas, como Reiki, Kabalah, Tarô e Astrologia. Essas práticas ajudam realmente a evolução humana? Ou seus efeitos dependem do grau de consciência de cada praticante?
Não tenho opinião sobre nada. Eu acho que tudo é válido e que tudo serve, mas, no final, é você quem tem que encontrar sua própria verdade.
Você pode estudar um milhão de filosofias, ler um milhão de livros e ouvir milhões de idéias, mas essas são as verdades dos outros. Em algum momento, você terá que se voltar para dentro de você e expandir sua própria consciência, porque finalmente, o seu coração desejará se unir com a Unidade.
Pela minha experiência, nenhuma das técnicas citadas levou alguém à iluminação. Esse é o chamado do coração. Sendo assim, essas práticas são interessantes – e estou certa que ajudam em muitas situações – mas inevitavelmente você terá que expandir e estabilizar sua própria consciência.

14. Há só um tipo de amor? Ou há tipos diferentes de amor? É possível amar sem sofrer?
O verdadeiro amor, em sua forma mais pura, é incondicional. Esse é o amor real. Ele vem do interior e se exterioriza.
O amor verdadeiro dá a todos os aspectos do ser, sem desejar e sem transigir. O amor verdadeiro vem de um lugar de inocência. É amor iluminado, é pleno e completo em si mesmo .
Todos os outros tipos de amor que experimentamos, o que nós sentimos como amor, têm condições. Mas isso não é amor verdadeiro. Isso é o que nós sentimos como amor dentro da experiência humana, e é amor condicional. Esse tipo de amor pode ser amor romântico, ou pode ser o amor de um amigo, de um parceiro, ou de um filho, de um animal. Mas esse tipo de amor tem condições.
O verdadeiro amor, por outro lado, vem do amor absoluto por si mesmo, que doa e sustenta a todos em sua grandeza. Ele destrói a ilusão da limitação, da necessidade de se sentir vítima.

15. Como sei que estou no caminho correto?
Todos os caminhos são corretos, porque a vida é a experiência. Mas, no final, o coração voltará ao lar, para si mesmo.
Quando estamos buscando o retorno ao lar, geralmente, tomamos muitos rumos, como camundongos perdidos num labirinto, dando voltas e voltas em círculos, atrás da nossa cauda. Esse é o jogo da vida, muitas vezes cheio de alegria e desilusões.
Eu acho que as coisas são muitas claras para o coração, e nós só precisamos confiar quando os conflitos do intelecto nos fizerem questionar nossas escolhas mais profundas, e continuar avançando.
Quando temos dúvidas, é maravilhoso contar com alguém que sentimos que possui o que estamos buscando: essa pessoa, o mestre, pode nos guiar nessas ocasiões. Porque sempre haverá dúvida: isso faz parte da dualidade da experiência humana. Primeiro, surge a convicção e, logo vem a dúvida, e assim seguem se alternando sempre, porque isso faz parte do processo de crescimento. Há a expansão e em seguida, a contração. Mas num ponto muito profundo, lá dentro, em algum lugar, o coração sabe a verdade.

16. Se nós somos parte da Unidade, por que decidimos experimentar esta dualidade? Por que?
Porque é um jogo! Não é divertido?
O intelecto sempre quer uma razão. Você vai à escola e eles ensinam a racionalizar tudo e dizem que, para tudo, há uma razão. Mas tudo apenas é. É só ser.
Na beleza, na dualidade, na abundância, na confusão – dentro de tudo isso – é só para que o Um experimente a si mesmo.
Mas o seu intelecto quer saber porque é assim. Nós achamos que temos que conseguir algo. Nós achamos que isso é um teste. Mas não é. Trata-se de apenas ser. E de encontrar a alegria. E logo, de encontrar o amor por si mesmo.
Esta é a razão. Amar a você mesmo incondicionalmente. Assim, há liberdade absoluta.

17. Por que a mente é tão teimosa? Faço tudo o que me dizem pra fazer – pratico e estou muito alerta, uso as chaves com os olhos abertos, mas mesmo assim, estes pensamentos persistentes continuam surgindo. Normalmente, são fantasias sexuais. Por que isso acontece?
Aceite suas fantasias sexuais, os humanos têm fantasias sexuais. Não julgue seus pensamentos. Você pode ter um bilhão de pensamentos diferentes por dia! Por que alguns deles não podem ser fantasias sexuais? Isso faz parte de sua experiência humana.
Por isso, aceite seus pensamentos e desfrute deles. Não veja nenhuma parte de você nem de seu universo como sendo má ou equivocada. Apenas aceite-a, olhe através dela e se concentre na consciência.

18. É fácil ser vulnerável quando estou rodeada de pessoas que entendem este processo. Como posso manter a vulnerabilidade em minha vida diária quando estou com pessoas que não estão interessadas na expansão da consciência?
Não importa onde esteja, sou sempre 100% real, vivendo a vida real o tempo todo. Eu nunca me abandono, sempre digo o que sinto e sempre sinto minhas emoções.
Quando nós nos julgamos, o exterior nos afeta. Mas quando estamos na consciência – ancorados na consciência, nos amando incondicionalmente – os julgamentos não nos afetam. Eles não nos atingem, porque não fazem parte de nós.
Eu sei que é um pouco difícil quando você começa a aprender a ser vulnerável, e começa a se expor em público. Mas, na medida que a consciência se expande, é como qualquer outro hábito: você verá que pode se concentrar na consciência e começar a falar a sua verdade.

19. Geralmente, os medicamentos têm contra-indicações em caso de overdose. Se praticarmos muito as chaves sem um acompanhamento, há contra-indicações?
Somos mestres criadores e criamos exatamente o que necessitamos a cada instante. Sempre criamos o apoio adequado em cada momento, por isso, não há absolutamente nenhum risco.
Você nunca criará mais do que pode administrar e nunca criará algo que não consiga suportar. Não há riscos.
E mesmo assim, nós não encorajamos as pessoas a praticarem intensivamente por conta própria. Quando as pessoas estão em grupo e estão criando muita energia, é muito importante que esteja presente alguém que entenda o processo, para que possam receber apoio.

20. Qual é a diferença entre crença e fé?
A verdade absoluta é a onisciência. É a linguagem do coração. Ela vem do conhecimento.
Estes conhecimentos são como revelações que provém da expansão da consciência. Você me ouvirá falando da consciência e com certeza, isso ecoará em seu coração. E por ecoar assim, você terá fé de que essa é a verdade. Isso vai ajuda-lo a continuar com este processo e mesmo quando você estiver retraído, você vai se lembrar disso.
Mas essa fé que vem do coração não é uma idéia, nem tampouco uma doutrina. Não é um sistema de crenças. E enquanto não for a sua própria experiência, tampouco será uma verdade absoluta.
Por isso, vamos atrás do que ressoa, até termos nossa própria experiência. Assim, isso será a verdade.

21. É possível reverter uma depressão somente usando estas Chaves?
Com certeza. A depressão é a ausência de amor por si mesmo. O estado natural do ser é uma alegria e paz subjacentes que estão sempre presentes.
Mas ao longo de nossa vida, guardamos todas as nossas emoções e deixamos que elas afetem nosso sistema nervoso. Nós nos abandonamos e acumulamos ressentimentos... Há uma miríade de coisas que fazemos para oprimir e esconder o amor.
As chaves entram e começam a destruir tudo isso. Elas começam a remover a sujeira e nos levam de volta à grandeza de quem somos. Quando estamos curando a separação, às vezes, nos sentimos como se estivéssemos vivendo a maior depressão de nossa vida, porque, quando há uma transformação e remexemos no fundo de toda a sujeira, não podemos ver a luz. Mas essa sensação também desaparece e a verdade emerge.

22. Você poderia me explicar, por favor, por que eu continuo criando as mesmas situações dolorosas em minha vida?
Porque essas marcas iniciais de separação são como um carimbo na criação. Elas nos forçam a criar as mesmas coisas vezes sem fim, de acordo com a impressão de todas essas marcas. É sempre a mesma coisa. Pode haver um aspecto diferente, mas na raiz, sempre acaba sendo a mesma coisa.
Na medida em que nos curamos, essas marcas começam a perder seu poder, e nós começamos a substituí-las por escolhas novas e essas escolhas são projetadas para o universo. Por isso, enquanto estamos nos soltando, é muito importante nos concentrarmos na verdade, na alegria, no amor, na gratidão: nas chaves.

23. Que podemos fazer quando nos sentimos retraídos e com medo? O que fazer quando sentimos que os velhos padrões de comportamento voltam a tomar o poder?
O mais importante é você perceber de que eles são ilusórios.
Seja apenas testemunha ocular de tudo e observe tudo acontecendo, ancorado profundamente na experiência de paz.

24. Que podemos fazer com nossos apegos?
Nós precisamos ver claramente que sempre que nos apegamos, o que estamos fazendo é mudando o que está fora. Quando tentamos mudar o que nos rodeia, é porque estamos apegados à idéia de como as coisas deveriam ser. Não estamos abertos para simplesmente fluir e mudar com nossas criações.
A liberdade vem da mudança, da habilidade de se transformar a todo o momento. Porque nós criamos a cada instante. E quando criamos, a todo o momento precisamos confiar que estamos criando perfeitamente para o nosso crescimento.
Isso é difícil porque nós custamos a entender o que está acontecendo, e mais uma vez, é o intelecto, que sempre tenta controlar, que sempre quer entender. Na verdade, o mais importante é simplesmente se apoiar na consciência e entender que isso também vai mudar.
Não se concentre no drama, não se concentre nos apegos e quando você sentir que está se apegando, simplesmente se desapegue, se desapegue. É simples assim.

25. Quando pratico Isha, não posso encontrar paz dentro de mim. Tudo é escuridão e confusão. Não consigo achar um lugar de felicidade dentro de mim e isso faz com que eu me sinta mal.
Não julgue. Quando estamos nos curando e a sujeira começa a emergir, geralmente perdemos contato com a paz subjacente, porque há muitos pensamentos e emoções em movimento. Mas isso é muito bom, porque quer dizer que toda a sujeira está sendo eliminada e que você está expandindo a consciência.
As pessoas acham que o amor está no exterior, mas ele está dentro de nós e logo você começa a reconhece-lo. É uma energia, é uma sensação estranha porque você nunca a experimentou. Talvez já a tenha sentido fora de você, mas sentir por dentro, vindo de dentro para fora, é uma coisa totalmente diferente. Isso começará a acontecer. Mas primeiro, a sujeira tem que ser limpa.

26. Antes de praticar o Sistema Isha, eu me sentia melhor que agora. O que está acontecendo?
O que está acontecendo com você é normal. Você lembra de quando assistiu ao Seminário do Primeiro Portal, quando explicamos o exemplo da piscina? Ao começar a prática, tudo aquilo que nós reprimimos e guardamos desde a infância começa a vir à tona, para que você se livre disso tudo para sempre. O aconselhável é ser sempre inocente, não julgar suas emoções e simplesmente permitir que elas saiam, como as crianças de 4 anos fazem. Há momentos em que as sensações físicas são muito incômodas e não estamos habituados a sentir nossas emoções, muito pelo contrário.
Apenas continue praticando mecanicamente e permaneça muito alerta às sensações físicas que o seu corpo manifestar. Você pensa numa chave e sua atenção se volta para uma parte do seu corpo. Se surgir alguma emoção, permita-se simplesmente senti-la, sem julgá-la. Lembre-se de tomar de 1 litro e meio a dois litros de água por dia, e fazer meia hora de exercícios diariamente. Isso fará com que o processo seja mais agradável. Confie em sua própria experiência, seja inocente e novamente você voltará a experimentar a calma e a paz em sua vida .

27. Como ocorre o processo de auto-cura das células?
Nosso corpo e nossa mente são um só. Quando, através da prática, proporcionamos à mente o pensamento ideal, ela entra num estado de paz e quietude e, como conseqüência, nosso corpo experimenta um relaxamento muito profundo, que proporciona o dobro do descanso que experimentamos durante o sono. Nossas células iniciam um processo dinâmico eliminando toxinas, metabolizando e se auto-regenerando, porque o organismo teve o descanso necessário para que se cure. Como esse processo é totalmente ativo, começamos a ter sensações físicas, como frio, calor, vibrações pelo corpo, etc., e também manifestações mentais, que se traduzem em pensamentos, sonhos, imagens ou emoções. Tudo isso são sinais de que um processo de cura profunda está sendo executado.

28. Quais tipos de pensamentos devo ter durante a prática?
Os pensamentos são simplesmente pensamentos, não têm categoria, não são bons nem ruins, eles são, simplesmente, a manifestação natural da mente eliminando o estresse e as crenças limitativas. Você não precisa forçar nada, simplesmente os observe sem julgá-los. Lembre-se que o ser humano tem uma média de 50 a 60 mil pensamentos por dia. O que acontece é que estamos mais alertas e podemos ver o padrão de nossos pensamentos. Pratique simplesmente as chaves de forma mecânica e, inocentemente, experimente tudo o que acontece naturalmente. Acredite que tudo o que está acontecendo é devido ao processo de cura ativo.

29. Às vezes, quando estou praticando as chaves, sinto muita energia em meu corpo. Isso é normal?
Algumas pessoas sentem a energia que circula em seu corpo e isso é normal. Isso ocorre porque nossos centros energéticos, ou chakras, começam a ser ativados, por causa da prática das chaves. Algumas pessoas sentem frio ou calor, e isso também é totalmente natural. Enquanto praticamos as chaves, todas as coisas que ocorrem de maneira natural são perfeitas. Quando sentimos essa energia em nosso corpo, é importante a que se pratique exercício físico, pois ajudará essa energia a se mover mais rápida e suavemente.

BIOGRAFIA:

Isha, também conhecida nos últimos 6 anos na América Latina como Maharishi Sakti Ishaya, é uma mestra iluminada. Ela é a personificação completa da natureza ilimitada de nossa verdadeira essência. De nacionalidade australiana, sua vida tem uma história apaixonante de nuanças e mudanças.

Desde muito jovem e durante 13 anos, Isha se dedicou a treinar cavalos de corrida. Quando uma crise abalou sua vida, ela iniciou seu caminho espiritual e começou a estudar música.

Finalmente, quando sua carreira de cantora e compositora começava a despontar, ela conheceu as Técnicas Ishayas.

Nesse momento de sua vida, o que ela mais queria era curar o medo do abandono e da perda, um medo que a oprimia. Então ela iniciou a prática das técnicas e as mudanças que vivenciou foram tão poderosas que ela passou a dedicar sua vida a este ensinamento.

Para tanto, ela viajou aos Estados Unidos, e foi ao Centro de Ascensão que Maharishi Sadasiva Isham estabeleceu quando trouxe estas Técnicas ao ocidente, 15 anos antes.

Isha se entregou totalmente à sua cura e com dez meses de prática, antes mesmo de se formar, vivenciou uma expansão enorme de consciência, atravessando os véus da ilusão da dualidade. Desde então, (ano 1999) ela vive para sempre em Consciência Unificada, ou Iluminação.

Ela conta que, nos anos anteriores a esta experiência transcendental, tinha sempre em mente: "Você tem que despertar, tem que despertar, isto não é real, é uma ilusão, o sofrimento não é real, o medo não é real". Naquele momento, ela não entendia realmente o que isso significava, mas quando ela se iluminou, compreendeu com clareza que era isto que estava procurando.

Ela prosseguiu em seu treinamento e pouco antes de se formar mestra qualificada, foi convidada a viajar para a América do Sul junto com sua parceira de ensinamentos, Bhushana Ishaya. Lá, mais e mais pessoas, grupos, cidades, se dispuseram a recebê-la, solicitando sua presença, convidando-a, até que finalmente, ela decidiu morar na América Latina. Primeiro, na Venezuela e atualmente em seu Centro, em Santa Marta, na Colômbia.

Entre os anos de 2002 e 2004, ela publicou 3 livros: "Olá, Deus! É hora de despertar", "O Elo Perdido" y "Os Ensinamentos dos Ishayas", da Editora Kier, primeiro em espanhol, depois em português e finalmente, em inglês.

Ela transmitiu pessoalmente estes ensinamentos a mais de 20 mil pessoas.
Rapidamente, a mídia divulgou seu trabalho. Muitos programas de TV da América Latina a convidam para participações, e sua presença atrai milhares de pessoas para receber o que ela tem a oferecer, a paz, a consciência, o amor que atravessa as câmeras e toca o coração dos telespectadores.

Ela já recebeu prêmios e menções tanto no México como na Argentina, mas sobretudo, tem recebido a satisfação da incrível melhora na qualidade de vida dos que se beneficiam dos seus ensinamentos. Centenas de pessoas, de diversos pontos da América Latina e da Europa, viajam para compartilhar com ela os sete dias dos intensivos de consciência que ela oferece na Argentina, na Espanha, Colômbia, Paraguai e em breve, também no Uruguai.

No início de 2005, ela escreve seu quarto livro, que resulta numa mudança radical e num salto de consciência para todos. O livro A REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA – Uma nova visão de vida – é publicado pela Editora Kier e tem início um novo tempo.

Depois de compartilhar seu conhecimento com tantos estudantes, ficou claro para Isha que só a prática das atitudes de ascensão com os olhos abertos e fechados não era suficiente para a liberação total do medo e sofrimento, nem para aceitar a paz, a alegria e a unidade. Em sua experiência com seu próprio despertar, e também com o despertar de vários de seus alunos, ela percebeu que a aplicação do que ela denominou recomendações, fazia com que o processo fosse incrivelmente rápido e eficaz. São justamente estas recomendações que passaram a formar, juntamente com as técnicas, o Sistema Isha.

Durante o ano de 2005, ocorre um enorme salto de expansão de consciência tanto para Isha como para seus estudantes, o que a faz reconhecer que todos estão prontos para ir além.

Foi assim que surgiu o SISTEMA ISHA.
Ela não apresenta crenças, nem impõe regras, nem tradições, só promove o descobrimento do amor incondicional por si mesmo e conseqüentemente, a extensão desse amor a tudo e a todos. Ela sempre repete, e esse tem sido seu lema durante os dois últimos anos, que: “quando nós nos curamos, trazemos paz ao mundo”. Hoje um ciclo se completa e avançamos mais um passo .

Sua visão elevada e sua paixão, que percebe cada pensamento e ação sem esforço pessoal algum, são frutos da expansão da consciência da humanidade e por conseqüência, da GLOBALIZAÇÃO DA PAZ. A América Latina, como Isha afirma, é a catalisadora do despertar espiritual do mundo.

Os primeiros passos neste sentido são dados através do treinamento dos Mestres, que expandem a consciência, preparando-se para guiar e apoiar milhares de pessoas. E prossegue com o estabelecimento de Fundações sem fins lucrativos em diversos países, nas quais ela e os Mestres treinados oferecem serviços às comunidades, ensinando o Sistema em todos os ambientes desfavorecidos: hospitais, lares para doentes terminais, comunidades carentes, casas para crianças e idosos, e outros, de modo totalmente gratuito.

Todo aquele que se aproxima para aprender, recebe este tesouro inestimável.

"A cura da própria vida, viver sem medo e sem as limitações mentais que nos submetem ao sofrimento, isso não tem preço, e está disponível para todos". -Isha

Isha recebe cada vez mais o apoio e o reconhecimento das pessoas, de governos, entidades e empresas neste trabalho universal e inspirador. Mas, no momento, os seminários pagos, ministrados por ela e seus Mestres, são a principal fonte de receita com a qual são financiadas Bolsas de Estudo e Oficinas de Serviço Social, além do desenvolvimento material de sua incrível contribuição para a humanidade.

Isha sabe que sua visão – a de um mundo unido pela experiência do amor incondicional – só pode se concretizar através da elevação da consciência da humanidade, e ela compartilha essa visão em conferências em diversos países. Por exemplo, ela foi convidada para um encontro das Nações Unidas em Viena, na Áustria, em novembro de 2005.

Sua simples presença toca as pessoas e muda a vida daqueles que se aproximam. Isha é a encarnação perfeita de suas palavras e a expressão transparente da união da mente e do coração.

http://www.novaera.org/mural/isha/home.htm


Um comentário:

  1. O descrito acima é muito parecido com a meditação vipassana (http://www.portuguese.dhamma.org ).
    Um abraço.

    ("Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Era ensinada na Índia há mais de 2500 anos como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.A técnica de Meditação Vipassana é ensinada em cursos internos no local (retiros) pelo período de dez dias, durante os quais os participantes aprendem as bases do método, e praticam o suficiente para experimentar resultados benéficos.Os cursos não são cobrados - nem mesmo para cobrir os custos de acomodação e alimentação. Todas as despesas são pagas com doações de pessoas que, tendo feito o curso e experimentado os benefícios de Vipassana, desejam dar também a outros a oportunidade de usufruir desses benefícios.").

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...